Adeus, Santander (SANB11): o banco frustrou até os mais pessimistas com resultados do 3º trimestre – analistas recomendam se manter distante e comprar ações de outro banco mais barato e com ‘gordos’ dividendos no lugar; entenda
Na última quarta-feira (26), o Santander Brasil (SANB11) deu início à temporada de balanços dos bancões ao divulgar os resultados referentes ao 3º trimestre de 2022. As expectativas não eram altas, pois os analistas já previam um resultado ruim para o banco, como consequência de um cenário macroeconômico difícil.
No entanto, o banco se superou negativamente e mostrou uma realidade ainda pior do que a esperada, frustrando até mesmo os mais pessimistas.
Para você ter uma ideia, o lucro líquido gerencial do banco foi de R$ 3,1 bilhão, uma queda de -24% em relação ao trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o resultado foi ainda pior: um tombo de -28%.
Além disso, a rentabilidade do Santander (ROE) despencou 5,2 pontos percentuais no trimestre e 6,8 pontos na comparação anual, para 15,6%.
A medida do banco de trabalhar com mais conservadorismo na concessão de crédito também não foi suficiente para conter o nível de inadimplência. As dívidas vencidas há mais de 90 dias chegaram a 3% ao final de setembro, uma alta de 0,11 pontos percentuais frente ao trimestre anterior e de 0,58 p.p na comparação anual.
Como resultado, as units SANB11 chegaram a cair -9% no pregão de ontem.
Para o investidor, os números do 3º trimestre acendem sinal de alerta: é hora de pular fora das ações do Santander?
Na avaliação dos analistas da Empiricus Research, a resposta é sim. Para eles, com as concessões de crédito mais focadas em linhas conservadoras, a receita deve crescer menos e a pressão nas despesas deve aumentar, prejudicando os resultados da companhia para além deste trimestre.
Traduzindo: se você é acionista do Santander, deveria estar considerando vender as suas ações para não correr o risco de perder dinheiro nos próximos meses.
Ao invés de SANB11, os analistas acreditam que há uma oportunidade muito melhor nas ações de um outro banco brasileiro. Eles fizeram as contas e concluíram que ele está mais barato, é mais sólido e tem dividendos muito mais atraentes do que o Santander.
Para falar a verdade, um dos analistas da casa de análise financeira independente, Rodolfo Amstalden, está convicto de que as ações do banco são verdadeiras “vacas leiteiras” da bolsa. Isto é, ações que têm potencial de pagar dividendos bem “gordos” aos acionistas nos próximos meses e anos.
ESQUEÇA O SANTANDER: CONHEÇA AÇÃO DE BANCO MAIS BARATO E COM GORDOS DIVIDENDOS PARA INVESTIR AGORA
Enquanto o Santander derrete, as ações desse outro banco são como um ‘foguete’
Como acabei de lhe contar, o resultado divulgado pelo Santander desagradou – e muito – os acionistas. Como consequência, as ações SANB11 ficaram entre as maiores quedas do Ibovespa (principal índice da bolsa brasileira) no pregão de quarta-feira.
Os papéis fecharam em baixa de -5%, cotados a R$ 28,47. No mês, o bancão já perdeu -11% do valor de mercado. E se levarmos em conta o desempenho anual, ele ficou praticamente no “zero a zero”, tendo uma leve desvalorização de -2%.
Agora se olharmos para o outro banco mais barato e melhor que o Santander, o cenário é completamente diferente. No acumulado de 2022, a ação desse banco valorizou 36%, mesmo com um cenário macroeconômico difícil, de juros e inflação altos, que derrubou o desempenho de boa parte dos bancos.
Isso é apenas uma prova da solidez das suas ações. Para você ter uma ideia, ele está saindo na frente não somente do Santander, como também de outros bancos “moderninhos”, que até pouco tempo atrás figuravam entre as maiores altas da bolsa. Veja o gráfico:
Nem Nubank, XP, Stone, PagSeguro, Banco Inter ou Banco Modal são páreos para as ações deste banco na performance de 2022, que se destaca de todos eles na linha laranja.
As ações estão no maior desconto dos últimos 5 anos
E sabe qual a melhor parte de tudo isso? Embora o desempenho das ações do banco seja excepcional, os analistas da Empiricus Research ainda as consideram muito baratas.
Para chegar a essa conclusão, basta olhar a média de Preço sobre Lucro (P/L) das ações nos últimos 5 anos. Esse múltiplo é usado pelo mercado financeiro para dizer o quanto uma ação está cara ou barata. Quanto menor o número, mais barata a ação está.
E veja o desconto embutido nas ações deste banco agora. Elas negociam a um múltiplo de 6 vezes lucros, número que só foi visto em momentos de desespero, como na greve dos caminhoneiros e no auge dos lockdowns em 2020:
Enquanto isso, as ações do Santander negociam a 7,5 vezes lucros.
ESQUEÇA O SANTANDER: CONHEÇA AÇÃO DE BANCO MAIS BARATO E COM GORDOS DIVIDENDOS PARA INVESTIR AGORA
Conheça a ação do banco mais barata que SANB11 em um relatório gratuito
Se você ficou interessado em saber qual é a ação do banco que é mais barata e bem melhor que SANB11, a minha recomendação é que leia o relatório recente elaborado pelos analistas da Empiricus Research.
No relatório, você pode conhecer o ticker da ação do banco em questão e a tese de investimento por trás dele. Na avaliação dos analistas, aqueles que investirem nela terão a chance de buscar lucros em duas frentes:
- Valorização das ações, visto que elas ainda estão muito baratas se considerarmos a média de Preço sobre Lucro dos últimos 5 anos;
- Distribuição de proventos, pois na opinião deles, essa ação é uma verdadeira “vaca leiteira” da bolsa, com potencial de distribuir gordos dividendos aos acionistas.
Geralmente, essas informações seriam divulgadas apenas para os assinantes das carteiras da casa de análise financeira. No entanto, hoje você tirou a sorte grande.
Graças a uma cortesia da Empiricus Investimentos, o acesso ao relatório sobre o banco foi liberado gratuitamente.
Isso significa que você não precisa ser assinante e nem terá de desembolsar nenhum centavo sequer para saber qual é a ação do banco mais barato que SANB11.
Basta clicar no botão abaixo e liberar o seu acesso gratuito agora: