Conteúdo Empiricus

Ação do agro que já caiu 26% na bolsa este ano é uma das preferidas para dividendos em julho

05 jul 2024, 16:00 - atualizado em 05 jul 2024, 14:04
bilionarios do agro
Para analista, a ação está excessivamente barata agora, o que abre uma janela de oportunidade para se posicionar pagando muito menos do que ela realmente vale. (Imagem: Shutterstock)

Uma ação do agronegócio, que já caiu mais de 26% na bolsa este ano, acaba de virar uma das preferidas para buscar dividendos em julho. A recomendação foi feita pela Empiricus, a maior casa de análise financeira independente do país.

Segundo Ruy Hungria, analista da casa responsável pela indicação, trata-se de um papel que passou a negociar a múltiplos excessivamente baratos devido ao cenário econômico mais difícil, o que prejudicou a companhia, que hoje opera alavancada.

Acontece que a empresa em questão fez um grande investimento há alguns anos, na expectativa de um ciclo de corte de juros nos anos seguintes. No entanto, os juros não caíram como era esperado, a empresa se alavancou e teve o seu resultado financeiro prejudicado.

Porém, Ruy acredita que as ações foram penalizadas além da conta e que 4 gatilhos podem fazê-la voltar a ser interessante tanto para ganho de capital quanto para dividendos. E, portanto, agora é um bom momento para se posicionar.

Mas que ação é essa, afinal? E quais são os gatilhos que o analista enxerga para que a ação possa voltar a atrair a atenção dos investidores?

Fique comigo nesta reportagem para conhecer a tese completa desta ação e ter acesso a uma carteira com as 5 melhores ações para dividendos em julho.

CARTEIRA GRATUITA: VEJA AS 5 AÇÕES MAIS PROMISSORAS PARA BUSCAR DIVIDENDOS EM JULHO

Cosan (CSAN3): uma vaca apaixonada por outras vacas

A ação recomendada é a Cosan (CSAN3). Fundada em 1936 como uma usina de cana de açúcar, a Cosan se tornou um conglomerado brasileiro ligado ao agronegócio, distribuição, logística, combustíveis e lubrificantes renomado no país.

Atualmente, a companhia tem diversas frentes de atuação através de sua vasta gama de subsidiárias, que são: 

  • No refino e distribuição de combustíveis e açúcar, por meio da Raízen (RAIZ4);
  • Na distribuição de lubrificantes, por meio da Moove;
  • No transporte ferroviário de cargas, por meio da Rumo (RAIL3);
  • Na distribuição de gás, por meio da Compass;
  • E, mais recentemente, na extração de materiais básicos, por meio de uma participação minoritária na Vale (VALE3).

Vale a pena notar o desempenho de cada uma dessas subsidiárias dentro do grupo Cosan desde 2009, à medida que foram sendo adquiridas:

Ou seja, através de uma única ação, é possível ter exposição a diversos setores com um ótimo potencial de crescimento e pagadoras de dividendos. E, “de bônus”, investir em uma das controladoras mais competentes de toda a bolsa brasileira.

Em outras palavras, estamos falando de uma empresa que é apaixonada por investir em empresas “vacas leiteiras”. Ou seja, empresas que têm o perfil de pagar bons dividendos com consistência aos acionistas.

E não tem nada que os investidores gostem mais do que ter dividendos “pingando” na conta com frequência. Agora imagine ter tudo isso através de uma única ação…

Mas se a companhia é tão boa assim, por que ela desvalorizou mais de 26% na bolsa este ano? É o que você pode estar se perguntando…

Para explicar essa desvalorização, é preciso voltar um pouco no tempo. Em outubro de 2022, a Cosan anunciou a compra de uma fatia de 4,9% da Vale (VALE3). Essa era uma parte do plano da companhia de produzir minério de ferro a partir de uma joint venture até 2025.

No entanto, os planos da Cosan não saíram como o esperado. A aquisição fez com que a companhia operasse alavancada e, por ser sensível aos juros altos, – que, apesar de terem caído, ainda estão em um patamar elevado – suas ações sofreram muito.

Além disso, nos últimos anos algumas de suas subsidiárias passaram por investimentos robustos, e grande parte do resultado da Cosan vem dos dividendos que ela recebe de suas subsidiárias.

Assim, quando as subsidiárias fazem investimentos muito grandes, o pagamento para a Cosan tende a diminuir, explica Ruy Hungria. “Tudo isso contribuiu para a piora das ações. Junto, é claro, do cenário macro”, afirmou o analista.

No entanto, ele acredita que o “jogo pode virar” para a Cosan em breve. Para o analista existem 4 gatilhos que podem fazer a ação voltar a atrair a atenção do mercado.

CARTEIRA GRATUITA: COSAN (CSAN3) E OUTRAS 4 AÇÕES PROMISSORAS PARA BUSCAR DIVIDENDOS EM JULHO

4 gatilhos que podem fazer a ação voltar a ser interessante em breve

A recomendação de compra das ações da Cosan (CSAN3), mesmo com uma queda de mais de 26% na bolsa este ano, se baseia nos seguintes gatilhos, segundo o analista:

  1. Abertura do mercado de capitais

O primeiro é que um momento mais favorável para os ativos de risco pode abrir uma janela de IPOs, segundo Ruy Hungria. “A Cosan tem candidatas no seu guarda-chuvas que podem ser listadas e que destravariam valor para o conglomerado, como Compass e Moove”, pontua.

  1. Pico de investimentos ultrapassado e demanda resiliente

Com o ciclo de investimentos da Cosan ultrapassado, o processo de desalavancagem deve ganhar força em 2024, acredita Hungria. “Aliado a demanda resiliente e avenidas de crescimento das empresas do conglomerado, a Cosan deve entregar bons resultados ao longo do ano”, explica.

  1. Desconto de holding

Já em termos de valuation, o “desconto de holding” (diferença entre o valor da soma das participações da holding e o seu valor de mercado) parece excessivo, segundo o analista, o que traz assimetria para o preço da ação, que deveria ser negociada com um desconto mais confortável, na visão dele.

  1. Crescimento de longo prazo

Em um horizonte maior de tempo, Ruy também acredita que a consolidação e ganho de escala comercial do etanol de segunda geração (E2G) deve gerar um crescimento relevante para a receita da Raízen nos próximos 10 anos.

Além disso, a extensão da malha ferroviária da Rumo na região Norte deve aumentar a sua capacidade de transporte, também gerando um crescimento de volume relevante ao longo dos próximos 10 anos, na visão do analista.

Mas se engana você que pensa que só Ruy Hungria está de olho na Cosan… A ação já chamou a atenção de grandes instituições financeiras, que também viram a oportunidade de investir com o desconto atual:

Fonte: E-investidor

Para o BTG Pactual, por exemplo, a ação “atravessa um ambiente desafiador, mas que já passou por isso antes” e a empresa tem potencial para não só virar o jogo, como mais do que dobrar de valor na bolsa, valorizando até 120%, nas projeções do banco.

NÃO É SÓ COSAN: VEJA OUTRAS 4 AÇÕES QUE PODEM PAGAR DIVIDENDOS GORDOS ESTE ANO

CSAN3 e mais 4 ações para investir agora e buscar dividendos ‘gordos’ ainda em 2024

Por isso tudo, Ruy Hungria recomenda investir nas ações da Cosan (CSAN3), tentando aproveitar a janela de oportunidade que se abriu de comprá-las abaixo do valor tido como “justo”:

“A Cosan negocia por 10 vezes lucro depois da queda de cerca de 20% nas últimas semanas, é dona de ativos geradores de caixa, com amplo potencial de crescimento orgânico e ainda conta com uma gestão com ótima disciplina de capital para encontrar oportunidades que geram valor para o acionista”

Com um dividend yield esperado de 7% para o próximo ano, nas contas do analista, a ação entrou parauma carteira mensal, na qual Ruy Hungria seleciona as 5 melhores ações para buscar dividendos a cada mês.

A seleção traz ações de qualidade, baratas e que têm potencial de gerar lucros em duas frentes:

  1. Com a valorização das ações na bolsa;
  2. Com o pagamento de dividendos “gordos”.

E a boa notícia é que a carteira completa está disponível para você de graça. Isso porque a Empiricus, casa de análise do grupo BTG Pactual, está disponibilizando o acesso à carteira completa como uma cortesia.

Além da Cosan (CSAN3), nesta carteira, você vai encontrar ações que podem pagar até 7,3% de dividendos este ano, de acordo com os cálculos de Ruy Hungria. 

Afinal, este é o trabalho dele: encontrar ações que, como a Cosan, estão “esquecidas” na bolsa, mas que carregam o potencial de multiplicar seu patrimônio no médio a longo prazo.

Conhecer a carteira faz sentido para você que deseja diversificar os seus investimentos e receber indicações de ações com o maior potencial de pagamento de dividendos da bolsa, na avaliação do analista.

Portanto, sugiro que você ao menos dê uma “espiada” na carteira completa. Depois você pode decidir se as recomendações fazem sentido para o seu patrimônio.

Lembre-se: você não pagará nada para consultar as indicações e pode ganhar muito com todas as informações que vai encontrar lá:

CARTEIRA GRATUITA: AS 5 AÇÕES MAIS PROMISSORAS PARA BUSCAR DIVIDENDOS EM JULHO