A 8ª lição de Felipe Miranda: investidor, perca o medo de errar!
Na oitava live da série “21 Lições para os Investidores do Século 21”, Felipe Miranda discutiu o papel do erro nos investimentos e a importância de reavaliar diariamente sua carteira de ações.
Citando André Jakurski, um dos fundadores do BTG Pactual (BPAC11), o estrategista-chefe da Empiricus Research afirmou que o investidor precisa saber errar, pois só assim estará no caminho certo.
Felipe chamou atenção para dois tipos de erro: (1) tomar verdadeiro o que é falso e (2) tomar falso o que é verdadeiro. No primeiro caso, o investidor compra uma ação ruim que pode destruí-lo, enquanto o segundo tipo de erro leva a apenas uma perda de oportunidade, quando o investidor deixa de comprar uma ação boa.
O investimento, disse Felipe, não é uma arte de certezas, mas de probabilidades, e aquele que não quer errar está condenado a ficar na poupança.
Carteira ideal
Para ter uma carteira ideal, o investidor precisa, acima de tudo, não ficar apegado ao preço que comprou a ação. Pergunte a si mesmo: vale a pena continuar carregando os mesmos papéis?
A carteira ideal tem que ser elaborada pensando em cenários diferentes. Felipe aconselhou fazer um exercício diário de rever o portfólio, pois o mercado muda todo dia. Nesse caso, a mentalidade que o investidor precisa ter é questionar se “a decisão de manter é a mesma que a decisão de comprar”.
Na série “21 Lições para os Investidores do Século 21”, Felipe Miranda propõe realizar durante 21 dias lives diárias em sua conta no Instagram, com horário marcado às 12h21. O intuito do projeto é aconselhar investidores pessoas físicas dispostos a melhorar os hábitos para obter bons resultados.
Para assistir à live desta terça-feira (13), clique aqui.
Perdeu as lives anteriores ou quer saber mais sobre a série? Clique aqui.