Conteúdo Empiricus

A 14ª lição de Felipe Miranda: antes de tudo, dê atenção à sua reserva de emergência

19 out 2020, 14:07 - atualizado em 23 out 2020, 16:40
De acordo com Felipe Miranda, o investidor precisa, antes de tudo, acertar as finanças pessoais para dar início à sua sequência de investimentos

Na 14ª live da série “21 Lições para os Investidores do Século 21”, Felipe Miranda deixou os conceitos de Nassim Taleb de lado e falou um pouco sobre a importância de se planejar financeiramente com uma reserva de emergência.

Confira a 14ª live de Felipe Miranda.

O estrategista-chefe e um dos fundadores da Empiricus Research resgatou o método das grandes caixas apresentado no início da série e disse que o investidor precisa, antes de tudo, acertar as finanças pessoais para dar início à sua sequência de investimentos. O ponto de partida é a reserva de emergência, que tem duas grandes funções: (i) servir de escudo para eventualidades e (ii) aproveitar as oportunidades da Bolsa.

Felipe exemplificou sua ideia com um acontecimento recente no país. De setembro a outubro, as LFTs (Letras Financeiras do Tesouro), títulos pós-fixados com rentabilidade determinada pela Selic, apresentaram retorno negativo, gerando ainda mais dúvidas sobre a trajetória fiscal do país.

Felipe classificou o evento como raro e bem improvável de acontecer novamente, não só pela rapidez com que o Banco Central (BC) respondeu à rentabilidade negativa das LFTs, mas também pela melhora na perspectiva política com a aproximação entre Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, e Paulo Guedes, ministro da Economia.

Invista em Tesouro Selic

Felipe sugeriu alocar a reservar de emergência no Tesouro Selic, que está dando de 108% a 110% do CDI nos títulos curtos e 120% do CDI nos títulos longos (Imagem: Instagram/@ofelipe_miranda)

O estrategista-chefe mencionou que o investidor deve ter pelo menos três meses do gasto na reserva de emergência. Felipe sugeriu a alocação no Tesouro Selic, que está dando de 108% a 110% do CDI nos títulos curtos e 120% do CDI nos títulos longos.

Durante 21 dias, a série “21 Lições para os Investidores do Século 21” vai trazer lives diárias na conta do Instagram de Felipe Miranda, sempre às 12h21. O projeto traz dicas e explicações a investidores pessoas físicas interessados em melhorar seus hábitos de investimento para obter melhores resultados.

Quer assistir aos vídeos anteriores? Clique aqui.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar