A 13ª lição de Felipe Miranda: uma conversa entre Taleb e Buffett
Na 13ª live da série “21 Lições para os Investidores do Século 21”, Felipe Miranda narra uma conversa imaginária entre Nassim Taleb e Warren Buffett. Segundo ele, Taleb e Buffett estão mais conectados, do que as pessoas imaginam.
O ponto de partida é o conceito de diversificação de investimentos. Para Felipe, Buffett foi mal interpretado, quando disse que “a diversificação é a arma dos que não sabem o que estão fazendo”.
Clique aqui para assistir ao 13º vídeo de Felipe Miranda.
Se a frase não for compreendida em seu contexto, daria margem a uma resposta típica de Taleb, cujas preocupações sobre a incerteza e a imprevisibilidade foram condensadas no conceito dos “cisnes negros”. Nesse sentido, Taleb responderia a Buffett que “o problema é que, na verdade, a gente não sabe mesmo.”
Mas, para Felipe, Buffett só defende a concentração de investimentos, nos casos em que alguém é especialistas numa área e, portanto, é capaz de processar melhor as informações sobre ela e antecipar movimentos de alta. Quando não há essa certeza, Buffett também indica que é necessário diversificar, e a prova são suas carteiras de investimento.
A convergência com Taleb ocorre no momento de decidir que ativos incorporar à carteira, para diversificá-la. Segundo o estrategista-chefe e um dos fundadores da Empiricus Research, nessa hora, os insights de Taleb são úteis.
Na dúvida, o investidor deve escolher os ativos que podem se beneficiar dos cisnes negros, isto é, aqueles que se valorizarão no caso de eventos imprevistos.
A série “21 Lições para os Investidores do Século 21” contará com lives diárias de Felipe, durante o mês de outubro, pontualmente às 12h21, inclusive nos fins de semana e feriados.
Perdeu alguma live ou ainda não conhece a série? Clique aqui para ver tudo o que Felipe já disse.