5 dicas para aproveitar melhor o 13º salário deste ano
Se normalmente seu 13º salário tem efeito bumerangue – ele cai na conta e logo volta por onde veio -, nunca é tarde para fazer diferente. Sim, esta época do ano é cheia de perigos: temos as compras de Natal, uma possível viagem ou festão de Ano Novo, aquela sensação de cansaço, seguida do conhecido mantra “eu mereço”.
Essa conjunção de elementos geralmente dá à bonificação pelo ano trabalhado um fim trágico: gastos desmedidos, às vezes com algo que nem era tão importante assim. Para evitar arrependimentos futuros, aqui estão algumas dicas de como aproveitar melhor o salário extra deste ano:
1. Faça seu dinheiro trabalhar para você
Seja você iniciante ou experiente no mundo das finanças, o 13º pode ficar rendendo e se multiplicar para ser empregado em todas as sugestões abaixo. Para determinar o melhor investimento para seu dinheiro, a resposta depende de dois grandes fatores: perfil de investidor e prazo para resgate da aplicação.
Assim, dentro da gama de opções indicadas para seus traços de personalidade, existem datas de resgate compatíveis com seus sonhos. Cruzando essas informações todas, o investimento ideal fica a apenas alguns cliques de distância.
2. Inicie uma reserva de emergência
Você já tem a sua? Se não, agora é um bom momento para começar a montá-la. A reserva de emergência pode te salvar de situações como a perda inesperada de um emprego, alguma doença familiar, gastos repentinos com consertos de carro ou de computador, por exemplo.
Objetos quebram, acidentes acontecem e a vida está sempre nos trazendo surpresas. Para lidar melhor com isso, o objetivo é ter à disposição três a seis meses do seu custo de vida. Note: não é o valor do seu salário, é o quanto você precisa para viver.
3. Quite ou renegocie suas dívidas
“Tudo bem, já tenho minha reserva de emergência.” Então partimos para as dívidas: quais contas estão pendentes, quais negociações podem ser feitas? Quando há um montante de dinheiro disponível para pagar uma dívida (ou parte dela) à vista, as chances de se fazer um bom negócio são altas.
É possível quitar tudo ou reduzir parcelas e juros. Se a lista de déficits for longa, uma boa estratégia é começar pelos de juros mais altos, como cheque especial e cartão de crédito.
4. Antecipe pagamentos de início de ano
Pouco após se recuperar das festas, chegam as contas: IPTU, IPVA, renovação de matrícula e compra de materiais escolares. Caso esses gastos já não estejam planejados no orçamento, o 13º pode te dar uma força para fazer pagamentos à vista e conseguir descontos.
5. Tire seus projetos do papel
Outro uso interessante para esse salário extra é um projeto pessoal. Isso pode se traduzir em um investimento naquela ideia de vender feijoadas aos sábados, em fazer um curso de especialização ou pode servir para turbinar alguma outra meta, como arrecadar o montante para pagar a lua de mel à vista, por exemplo.
Destinar esse valor a uma atividade que pode trazer lucro, mesmo que no futuro, é multiplicá-lo.
Mas independentemente da natureza desse objetivo, se é trazer rendimento financeiro ou não, o importante é ele servir a seus sonhos, e não o contrário. Ou seja, desde que seja feita uma escolha consciente em prol de um desejo real, é uma aplicação muito mais vantajosa do que abrir mão de metas por conta do descontrole de compras impulsivas.