Conteúdo Empiricus

3R Petroleum (RRRP3) sobe após balanço do 4T23; é hora de comprar?

09 mar 2024, 12:00 - atualizado em 08 mar 2024, 16:40
3R Petroleum
Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, comentou o que esperar dos papéis da 3R em entrevista (Imagem: Divulgação/3R Petroleum)

A 3R Petroleum (RRRP3) vivenciou algumas quedas no mês passado, mas a analista de ações da Empiricus Research, Larissa Quaresma, acredita que o investidor não deve se preocupar.

Na verdade, é bem o contrário: a 3R entrou na carteira mensal de 10 ações recomendadas pela analista mais uma vez em março.

E se você ainda não tem ações da petroleira em seu portfólio, Larissa Quaresma recomenda: agora é hora de comprar.

O “jogo” pode até já ter começado a virar para a 3R. A petroleira divulgou seu balanço do 4T23 na quinta-feira (7), e as ações abriram em alta de mais de 3% no dia seguinte.

Isso porque as quedas recentes na ação se explicam por motivos que nada tem a ver com os fundamentos da empresa, de modo que a desvalorização representa uma oportunidade de compra. Nas palavras de Quaresma:

“3R a 27 reais é atrativo, é um preço que a gente considera interessante. É uma ação que, acompanhando o petróleo, subiu 8% no ano. Então, essa queda abre uma oportunidade [de compra].”

3R E MAIS 9 AÇÕES: CONFIRA GRATUITAMENTE A CARTEIRA COMPLETA DA ANALISTA PARA MARÇO

Por que as ações da 3R caíram no último mês?

Larissa Quaresma explicou o que houve com o preço das ações da 3R em entrevista ao programa Giro do Mercado do dia 6 de março.

Os papéis da petroleira desvalorizaram 7,54% no intervalo de um mês, e 16,13% nos últimos 6 meses. Mas, segundo a analista, isso não é motivo para preocupação.

Os papéis da 3R até valorizaram depois que os resultados do 4T23 vieram dentro das expectativas do mercado (que não eram muito altas), mas ainda estão descontados.

Larissa explica que as quedas recentes têm a ver com o processo de fusão entre a Petrorecôncavo (RECV3) e os ativos terrestres da 3R. 

Como a fusão envolve a compra dos ativos terrestres da 3R por meio de ações da Petrorecôncavo, os preços das ações das duas companhias acabaram sendo afetados. “Toda vez que uma ação mexe, a outra tem de mexer também para manter essa paridade na relação de troca”, explica Larissa.

Além disso, os papéis RECV3 sofreram por conta da manutenção de estruturas específicas da 3R usadas pela Petrorecôncavo. 

Por conta disso, a capacidade de produção e de escoamento da Petrorecôncavo ficou restrita no 4° trimestre de 2024, o que afetou os resultados da companhia e puxou os preços das ações de ambas as petroleiras para baixo.

Mas Larissa Quaresma acredita que isso deve ser normalizado ao longo de 2024, permitindo um aumento na produção e uma melhora nos preços.

Isso deve ser benéfico para as duas petroleiras, mas a analista salienta que sua “top pick” é a 3R.

Já no que diz respeito à fusão, Larissa acredita que o processo pode levar alguns meses, e deve ser um gatilho positivo para a valorização dos papéis.

“Muitas vezes o mercado compra na frente antecipando esse gatilho”, diz Larissa. De modo que esse é o momento de investir nas ações RRRP3 e aproveitar os preços atrativos.

Não é só 3R: analista recomenda mais 9 ações para investir em março

A 3R é apenas uma das recomendações recomendadas por Larissa Quaresma para investir em março.

A analista selecionou outras 9 ações de fundamentos sólidos e com potencial de valorização no médio a longo prazo, e você pode conferir a seleção gratuitamente.

A carteira é diversificada, permitindo capturar lucros em diversos setores como o bancário, varejo, infraestrutura, entre outros.

A carteira mensal de ações selecionadas por Larissa Quaresma já acumula uma alta de 19,4% desde a sua criação, em novembro de 2023, até 1° de março deste ano – e altas maiores podem estar a caminho neste ano.

Você não paga nada para conferir a carteira completa. É só clicar no link abaixo e preencher os seus dados. Você receberá as instruções de acesso no seu email em instantes.

GRATUITO: CONFIRA A CARTEIRA COMPLETA DE AÇÕES PARA INVESTIR EM MARÇO