Conteúdo Empiricus

3R Petroleum (RRRP3) está ‘voando’: em uma semana a ação subiu mais de 20%; será que ainda vale a pena investir?

15 out 2022, 13:00 - atualizado em 18 out 2022, 14:31
As ações de 3R Petroleum deram um “salto” no mês de setembro e chamaram atenção do mercado (Imagem: iStock/Monatagem: Julia Shikota).

A 3R Petroleum (RRRP3) tomou conta das matérias de economia nesta semana. Em apenas um dia, a ação subiu mais de 9% e na primeira semana de outubro ativo já acumulava uma alta de 20,44%. 

Fonte: Valor Investe
Fonte: Seu Dinheiro

Agora a dúvida de muitos investidores é: ainda vale a pena investir em 3R Petroleum ou o “bonde” já passou?

Para a equipe de analistas da série “Microcap Alert” da Empiricus Research, a ação está muito barata. Porém, além de focar em uma atividade que oferece mais riscos em comparação com o que a Petrobras (PETR4) faz, por exemplo, a empresa é jovem. 

Ou seja, a companhia ainda não tem um histórico robusto de resultados, o que pode deixar o investidor receoso quanto à sua capacidade.

Na última sexta-feira (07), diante dos resultados apresentados pelo ativo, a equipe comandada por Rodolfo Amstalden reavaliou a tese de investimento em RRRP3, disponibilizada para os assinantes da série. 

O acesso ao relatório, inclusive, está sendo disponibilizado como cortesia pela Empiricus Investimentos, corretora parceira do grupo. Quer saber se é hora de comprar ações da 3R Petroleum? Então clique no botão abaixo para saber como acessar o relatório gratuitamente.

DESCUBRA SE AINDA É HORA DE COMPRAR AÇÕES DA 3R PETROLEUM EM UM RELATÓRIO GRATUITO

Quem é a 3R Petroleum? 

Talvez, você tenha ouvido falar da 3R pela primeira vez nesta semana em uma manchete de economia e não sabe muito bem o que ela faz ou por que ela é diferente das outras petroleiras que existem no Brasil. 

O negócio da 3R Petroleum é focado na revitalização e exploração de poços maduros, ou seja, de campos de petróleo que já foram operados por outras empresas, mais especificamente a Petrobras. 

Acontece que, com a descoberta do pré-sal, a grande petroleira estatal decidiu concentrar toda a sua operação na exploração desses campos. Nos últimos anos, a Petrobras vem se desfazendo de quase tudo que não está ligado a poços em águas ultraprofundas. 

Em geral, os campos vendidos pela Petrobras estão com baixo nível de produção, mas, se revitalizados, podem retomar um bom patamar de produção. 

Assim, diante do desinteresse da estatal, a 3R Petroleum consegue adquirir esses poços por ótimos preços. Até o momento, a petroleira já comprou 9 campos da Petrobras a um preço médio de US$ 4 por barril (boe). 

Além do baixo custo de aquisição, esses campos têm ótimo custo de extração e baixa complexidade operacional. Alguns deles podem inclusive ser gerenciados de forma remota. Esses são dois pontos importantes e muito positivos para o negócio dessa petroleira. 

‘Raspando o tacho’

A Petrobras é a maior empresa do setor no Brasil e sempre teve recursos para encontrar novas fontes de petróleo, assim, a revitalização nunca foi o forte da companhia. Por aqui, o fator de recuperação de bacias sempre esteve muito abaixo da média global: 

Entretanto, essa é uma prática comum em outros países: 

O fato de a Petrobras não ser expert na revitalização de campos maduros é uma vantagem para a 3R Petroleum. Boa parte da equipe executiva da companhia trabalhou na Perez Companc S. A., empresa especializada no desenvolvimento de campos maduros na América do Sul. 

Todo conhecimento adquirido na petroleira argentina serve de base para a revitalização dos 9 campos adquiridos pela 3R e os resultados já estão aparecendo. Entre o 1T22 e o 2T22 a produção saltou de 9 mil barris por dia (boed) para 16 mil barris/dia. 

A produção dos poços da companhia vêm aumentando a cada trimestre. Em um deles o nível de produção aumentou 86% em menos de 12 meses. Mas esse é só o começo. Segundo as certificadoras de reservas, a revitalização dos campos pode fazer a curva de produção aumentar significativamente: 

De acordo com a equipe de analistas do “Microcap Alert”, com a expertise dos executivos da companhia, a revitalização desses campos pode ter um custo relativamente baixo.

SAIBA SE ESTE É O MELHOR MOMENTO PARA INVESTIR EM 3R PETROLEUM (RRRP3)

Teoria versus prática

Embora as perspectivas apontem para um negócio de sucesso, capaz de gerar ótimos retornos com baixo investimento, os analistas da Empiricus Research apontam alguns obstáculos que a 3R Petroleum ainda precisa superar. 

O primeiro deles é a falta de histórico. Quem acompanha o setor de petróleo e gás no Brasil há alguns anos tem certo receio quando novas empresas surgem. É que por aqui já tivemos grandes decepções: quem não se lembra do caso da OGX? 

Apesar de contar com uma gestão experiente e com um passado bem-sucedido em outras empresas, aqui se aplica a famosa expressão do mercado financeiro: retornos passados não garantem retornos futuros. Ou seja, a 3R Petroleum precisa ganhar a confiança dos investidores. 

Neste sentido, a falta de um track record, isto é, cases próprios e sucesso, acaba gerando desconfiança sobre a capacidade da companhia em revitalizar os campos comprados da Petrobras. 

Na avaliação dos analistas do “Microcap Alert” esta é uma das principais razões para o valuation da ação de 3R estar abaixo dos seus pares.  

Petróleo “fora de moda”

Outro ponto que pesa contra as ações de 3R está ligado ao futuro dos combustíveis fósseis como matriz energética. Além de ser uma matéria-prima não renovável, a adesão de fontes de energia limpa vem crescendo a cada dia. 

Em muitos países a exploração de novos poços de petróleo já foi proibida e os investimentos no setor estão cada vez menores, tanto pela pressão de investidores focados em ESG (Governança ambiental social e corporativa), quanto por pressão política. 

Assim, uma dúvida que pode pôr em xeque a validade e investir em 3R pensando no médio e longo prazo é: será que nos próximos anos a demanda por petróleo e gás continuará crescente ao ponto de a companhia conseguir monetizar as suas reservas? 

É hora de comprar 3R?

Até aqui a 3R está apresentando ótimos resultados e as perspectivas para o futuro são de um grande potencial de valorização. Por outro lado, a petroleira tem alguns obstáculos a superar e riscos econômicos e ligados a sua atividade. 

Logo, é preciso considerar todas as variáveis antes de tomar uma decisão. Pensando nisso, a Empiricus Investimentos, está oferecendo como cortesia um relatório completo para você saber se este é o melhor momento para comprar ações da 3R. 

Este material foi disponibilizado inicialmente apenas para assinantes da série “Microcap Alert”, mas você pode ter acesso gratuito ao relatório clicando neste link e seguindo as instruções.  

Pode ficar tranquilo, pois o acesso é um presente da Empiricus Investimentos e você não precisa se comprometer com nada para ler o relatório e nem mesmo seguir a recomendação. 

Clique neste link ou no botão abaixo e descubra se vale a pena investir em 3R Petroleum: 

[RELATÓRIO GRATUITO]: É HORA DE COMPRAR 3R PETROLEUM (RRRP3)?

Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.
isabelle.santos@empiricus.com.br
Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.