Conteúdo Empiricus

2024 é ‘o ano das 3 guerras’: por que o Brasil pode sair como ‘vencedor’ e se destacar como oportunidade de investimento?

02 fev 2024, 12:00 - atualizado em 01 fev 2024, 17:07
brasil ações brasileiras ibovespa bolsa de valores investimentos ação
Conflitos entre Rússia e Ucrânia, Israel e Hamas e tensões nos EUA podem favorecer investimentos em países emergentes; veja como os ativos brasileiros podem gerar lucros. (Imagem: Freepik/ Montagem: Julia Shikota)

“Este é o ano da geopolítica”. É isso que defende o analista Felipe Miranda, CEO da Empiricus Research, sobre o que pode impactar o cenário macroeconômico global em 2024.

Enquanto no Brasil as preocupações no mercado financeiro se mantêm mais amenas com perspectiva de equilíbrio na inflação e queda dos juros, no exterior a calmaria não parece ser a mesma.

Segundo análises da consultoria Eurasia, este ano é marcado por 3 guerras ao redor do globo: Rússia e Ucrânia – que já se estende há quase dois anos –, Israel e Hamas – que pode se expandir entre outros países do Oriente Médio – e as tensões internas dos Estados Unidos com as eleições presidenciais.

Felipe Miranda acredita que esses conflitos podem impactar os mercados internacionais, mas isso pode acabar sendo benéfico para o Brasil. Com as instabilidades no exterior e um ambiente mais positivo no cenário doméstico, o país tende a chamar a atenção de investidores.

“O Brasil, no atual cenário internacional, emerge como um participante estratégico de destaque, oferecendo perspectivas positivas no contexto dos investimentos globais”, diz.

Entre os motivos para o Brasil se manter em uma posição de destaque, segundo Miranda, estão:

  1. Tendência de nearshoring (empresas estrangeiras, como a BYD e a Shein, trazendo a produção para o Brasil) evidencia a importância do país na economia global;
  2. Riqueza em commodities fortalece a posição econômica e abre portas para desenvolvimento futuro;
  3. A expectativa de continuidade de queda nas taxas de juros cria um cenário favorável para investimentos estrangeiros em ativos de maior risco.

Para Felipe, “esse ambiente é propício para a atração de investimentos estrangeiros, especialmente em um cenário global onde mercados emergentes, excluindo a China, estão ganhando mais atenção”.

E o CEO da Empiricus Research não é o único com essa percepção. Empresas de peso como a BlackRock e o JP Morgan, por exemplo, possuem perspectivas otimistas para o Brasil em meio ao mercado internacional:

Fonte: Exame
Fonte: Canal Rural

APRENDA AQUI COMO BUSCAR GANHAR DINHEIRO NESTE CENÁRIO MAIS POSITIVO

Brasil tem sinal verde para investir agora – veja como aproveitar

Portanto, as perspectivas são otimistas para os investimentos brasileiros neste ano e Felipe Miranda recomenda aproveitar esse período com bons ativos em carteira.

Para ter ideia do potencial, o analista acredita que, em uma projeção otimista, o Ibovespa pode chegar a mais de 162 mil pontos até o fim de 2024. Em comparação ao patamar atual do índice, seria uma alta de cerca de 27% só no principal índice da bolsa brasileira.

“Dadas as condições econômicas e a tendência de continuação desse cenário, o ‘Kit Brasil’, composto por uma variedade de ativos do mercado brasileiro, surge como uma opção atrativa.

Investidores que buscam diversificar suas carteiras podem encontrar no Brasil uma oportunidade de capitalizar em um mercado emergente com grande potencial de crescimento”, defende.

Mas para surfar esse período, é preciso se posicionar estrategicamente. Afinal, de nada adianta os ventos estarem favoráveis para os ativos brasileiros se você não souber como agir.

A boa notícia é que existe uma “fórmula” que pode te ajudar a buscar lucros nesse cenário mais positivo e qualquer investidor interessado em ganhar dinheiro pode conhecê-la gratuitamente (veja como começar aqui).

Explico: a Empiricus Research, uma das maiores casas de análise financeira do Brasil, criou o curso “Jornada da Liberdade Financeira”.

Trata-se de 25 aulas que ensinam um passo a passo de como investir de forma inteligente, além de como buscar lucros agora com uma carteira de ativos diversificada entre renda fixa e variável:

CURSO GRATUITO: COMO MONTAR UMA BOA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS PARA BUSCAR GANHOS NO CENÁRIO ATUAL

25 aulas totalmente gratuitas para te ensinar a buscar turbinar o patrimônio

Este curso ensina desde o básico até o mais avançado sobre finanças e investimentos.

Por isso, é indicado tanto para investidores iniciantes quanto para aqueles que já têm experiência no mercado e querem buscar aumentar a rentabilidade da carteira em meio a este contexto mais promissor no ambiente doméstico.

Nestas 25 aulas gratuitas, é possível aprender

  • Como organizar o orçamento;
  • A importância dos investimentos ao longo do tempo;
  • Como funciona a renda fixa, as ações e os fundos de investimentos; e
  • Um passo a passo de como criar um bom portfólio.

Além das aulas, o curso também oferece planilhas de organização financeira, ebooks e é possível ter acesso a recomendações de investimentos de forma totalmente gratuita.

Veja bem: Felipe Miranda, que é um dos maiores profissionais do mercado financeiro brasileiro, já alertou que é hora de aproveitar para buscar ganhos bem atrativos. Portanto, é um sinal claro para você começar a agir.

E ao conhecer as 25 aulas deste curso, você não tem absolutamente nada a perder. O material é 100% gratuito e o conhecimento adquirido pode te gerar bons lucros em qualquer cenário econômico.

Para acessar basta acessar este link ou clicar no botão abaixo. São poucos cliques que podem mudar de vez sua vida financeira:

CURSO COMPLETO: VEJA COMO BUSCAR LUCROS COM O CENÁRIO OTIMISTA NA ECONOMIA BRASILEIRA

Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.
giovanna.figueiredo@empiricus.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.