Conteúdo Empiricus

10 ações para comprar na bolsa brasileira às vésperas da Super Quarta

19 set 2023, 18:00 - atualizado em 19 set 2023, 13:43
Roberto Campos Neto presidente Banco Central inflação juros Selic política monetária econômica Lide Brazil Conference Londres 21 abril 2023
(Imagem: Lide/ Felipe Ferugon)

Na próxima quarta-feira (20), acontece a Super Quarta, um evento muito aguardado no mercado financeiro. É o dia em que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central e o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve anunciam suas taxas de juros.

Nos EUA, é esperado que o Fed mantenha as taxas estáveis, entre 5,25% e 5,5% ao ano. Já no Brasil, há expectativa de um corte de 0,50 p.p, levando a Selic a 12,75% ao ano.

Sendo assim, esse cenário pode beneficiar muito algumas ações da bolsa brasileira. Afinal, a queda momentânea da bolsa em agosto não eliminou a ideia de um bull market.

Não é uma questão de “se”, mas de “quando”. É nisso que acredita Felipe Miranda, CEO do Grupo Empiricus. Para ele, quem está olhando apenas para o curtíssimo prazo pode acabar perdendo o “bonde”.

Por que a bolsa ainda pode decolar em 2023?

A expectativa sobre a reunião de quarta-feira já começa a animar o mercado brasileiro. Prova disso é que, após fechar o mês de agosto com queda de 5%, o Ibovespa está no seu 5º pregão consecutivo de alta e já atingiu os 120 mil pontos novamente.

Mas tudo isso pode ser “fichinha” perto do que ainda está por vir. Como eu disse, a queda da bolsa não fez com que a ideia de um bull market se dissipar no mercado.

Mas por que acreditar em um bull market, mesmo com a bolsa tendo caído após o corte dos juros em agosto?

O primeiro motivo é que a bolsa está estupidamente barata. “O Ibovespa negocia hoje a um Preço sobre Lucro de 8 vezes, contra uma média histórica de 10,9 vezes. Portanto, se fôssemos só voltar para a média histórica, iríamos para os 165 mil pontos”, explica Felipe.

Porém, é preciso considerar que o lucro das empresas tende a crescer com a queda dos juros. Para Felipe, o mercado poderia convergir para um crescimento de lucros entre 15% e 20% no ano que vem, o que resultaria em um Ibovespa entre 189 mil e 198 mil pontos.

O segundo motivo tem a ver com o gráfico abaixo. Veja:

Fonte: Market Makers

Historicamente, o desempenho do Ibovespa é ruim no mês seguinte a um corte da Selic. Como você pode ver na 5ª coluna do gráfico, o índice já caiu até 14% um mês após um corte.

Isso porque, na expectativa de queda dos juros, o mercado investe em ações, fazendo o preço dos ativos subirem um pouco antes do corte.

Então, com a confirmação, é esperado que os investidores queiram realizar os lucros ou mesmo ajustar suas posições.

Esse comportamento pode estar se repetindo agora. Mas ele tende a ser temporário. Afinal, se você olhar o gráfico com atenção, verá que nos 6, 12 e até 24 meses seguintes, o Ibovespa costuma decolar.

E para os analistas da Empiricus Research, 10 ações podem se dar muito bem nesse cenário.

GRATUITO: VEJA 10 AÇÕES PARA COMPRAR ANTES DA DECISÃO DO COPOM

10 ações para comprar às vésperas da Super Quarta em um relatório gratuito

As ações selecionadas pelos analistas da casa são de diferentes setores do mercado, mas têm alguns pontos em comum:

  • Estão baratas;
  • São de empresas sólidas e líderes nos seus segmentos;
  • Têm potencial de valorização com a queda dos juros.

Uma delas, por exemplo, é uma ação do setor de varejo de moda que tem potencial para valorizar até 140% em um cenário otimista, segundo Felipe Miranda, CEO da casa. E mesmo no cenário mais pessimista para a ação, ainda há um potencial de lucro de 41%.

A parte boa é que a Empiricus Investimentos, a corretora do grupo, libera o acesso ao relatório com as 10 ações de forma gratuita, como uma cortesia.

Portanto, para consultar todas as 10 indicações, você não precisa pagar nada. Basta clicar no link abaixo e seguir o passo a passo para liberar seu acesso gratuito:

GRATUITO: VEJA 10 AÇÕES PARA COMPRAR ANTES DA DECISÃO DO COPOM

Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.
leticia.camargo@empiricus.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.