CryptoTimes

Contas cripto nos EUA que rendem juros de 7% na mira de governos

02 set 2021, 16:32 - atualizado em 02 set 2021, 16:36
Conjunto de moedas que simbolizam criptomoedas, como o Bitcoin.
Alguns reguladores dizem que as empresas de criptomoedas não estão alertando devidamente sobre os riscos de os investidores perderem o principal

Reguladores de governos estaduais dos EUA dizem que algumas contas de criptomoedas que rendem juros com bilhões de dólares em depósitos parecem ser ativos não registrados que não divulgam os riscos aos investidores.

O alerta vem de estados como Nova Jersey – um antigo centro financeiro – Alabama e Kentucky, que estão entre os governos que já implementaram ações contra a BlockFi Lending e afiliadas.

Com o escrutínio dos reguladores, essas contas são o novo alvo no crescente setor de criptomoedas na mira dos governos.

Essas contas oferecem rendimentos sobre o depósito de bitcoins e outras criptomoedas que superam de longe os juros de contas de poupança bancárias.

Em alguns casos, as empresas oferecem juros anuais de mais de 7% sobre as chamadas “stablecoins” em dólares, que têm um preço fixado em US$ 1. A taxa de juros média nacional para contas de poupança é de 0,06%, de acordo com pesquisa do Bankrate.

Em entrevistas à Bloomberg, alguns reguladores disseram que estão buscando informações de outras empresas de criptomoedas que pagam juros, as quais não identificaram, e que podem adotar ações semelhantes às aplicadas contra a BlockFi.

Algumas empresas que pagam juros sobre criptomoedas se apresentam como uma alternativa aos produtos financeiros tradicionais.

A Gemini Trust, fundada por Cameron e Tyler Winklevoss, por exemplo, diz que sua Gemini Earn oferece “até 100x a taxa de juros média nacional”, comparando-a com contas de poupança bancárias cujos depósitos são segurados pelo governo federal.

As empresas que oferecem essas contas, incluindo a Gemini e outras, como Celsius Network e BlockFi, reconhecem em suas divulgações que seus produtos não possuem tal seguro.

Alguns reguladores dizem que as empresas de criptomoedas não estão alertando devidamente sobre os riscos de os investidores perderem o principal.

Alguns reguladores estaduais dizem que as contas parecem semelhantes a títulos que precisam ser registrados em nível estadual ou federal.

Sem o seguro federal, investidores podem perder dinheiro se as empresas de criptomoedas não puderem garantir esses depósitos.

Em julho, cinco reguladores de valores mobiliários estaduais moveram ações contra a BlockFi e afiliadas, com sede em Nova Jersey, ordenando a empresa a fornecer mais informações sobre as contas ou, nos casos de Nova Jersey e Kentucky, que suspendesse a oferta de alguns produtos nos estados.

Nova Jersey atrasou a implementação de sua ordem de suspensão das atividades três vezes e, na quarta-feira, anunciou que a BlockFi teria até o final de setembro para cumpri-la.

Em comunicado na quarta-feira, a BlockFi disse que está conversando com reguladores e que acredita que suas contas remuneradas são “legais e apropriadas para participantes do mercado de criptomoedas. Continuamos firmes em nosso compromisso de lutar pelos direitos dos consumidores de receberem juros sobre seus ativos cripto”.

bloomberg@moneytimes.com.br