Banco Central

Contas bancárias abertas por adolescentes crescem 50%; saiba como evitar riscos

15 maio 2023, 15:12 - atualizado em 15 maio 2023, 15:12
Contas bancárias abertas por jovens chegam a 23 milhões. (Imagem: Freepik)

As contas bancárias abertas por jovens entre 15 e 24 anos cresceram em 50% na última década, segundo o último Relatório de Economia Bancária, do Banco Central.

O levantamento aponta que as contas chegaram a um total de 23 milhões. No entanto, adolescentes e jovens devem se atentar a fraudes disfarçadas de benefícios, as vantagens e desvantagens de ter uma conta bancária ou mesmo até mesmo sobre o uso do cartão de crédito.

Para a educadora financeira Aline Soaper, adolescentes precisam ser orientados por suas famílias e responsáveis. Uma pesquisa da empresa LexisNexis Risk Solutions, com base em 5 bilhões de movimentações analisadas em 2022, revelou que as fraudes em transações digitais envolvendo pessoas de 18 a 24 anos foram as que mais cresceram.

Além disso, nessa faixa etária houve incremento de 31% no número de fraudes em relação à 2022. “Entre os mais jovens, prevalece uma cultura de exposição excessiva de dados na internet que facilita a ação de fraudadores. Isso porque eles estão tão acostumados com o ambiente digital que acabam não se preocupando com a segurança dos dados”, explica a especialista.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Confira dicas para evitar os riscos para adolescentes

  • Apps com segurança
    Para escolher o banco a ser utilizado, verifique as medidas de segurança que o aplicativo oferece ao cliente, sobretudo no caso de adolescentes. Além disso, como soluções de prevenção à fraude são implementadas.
  • Acompanhe o extrato
    Para garantir que o cartão de crédito e a conta não sejam usados indevidamente, é essencial verificar o extrato de despesas.
    “Acompanhe o extrato de despesas diariamente. Isso garante que o cartão de crédito não está sendo usados indevidamente, tanto pelo adolescente, quanto por possíveis criminosos. E aqui vale explicar ao seu filho as diferenças entre transações financeiras, com funcionam os gastos no cartão, em especial sobre os juros. Ressaltar que crédito no cartão não é uma renda a mais, e sim um valor que o banco empresta a ele”, destaca Soaper.
  • Observe compras na internet
    Ao realizar compras na internet, é necessário se atentar a sites com certificações de segurança, que sejam confiáveis.
    “Os adolescentes e jovens precisam ser orientados a dar preferência a sites com selo de segurança e certificações de segurança. O computador e o aparelho celular devem ser protegidos com antivírus e programas firewall e anti-spam. E não mantenham os dados de cartão salvos em aplicativos ou sites”, explica a educadora financeira.