Banho de água fria: Copom mantém Selic em 13,75% e não sinaliza cortes
O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. Este é o maior patamar da taxa básica de juros desde janeiro de 2017, no qual a Selic está estacionada há 10 meses.
A decisão de hoje corresponde ao consenso do mercado. A dúvida agora é de até quando o Banco Central pretende seguir com o período de manutenção da Selic.
- O Copom decidiu manter a taxa Selic em 13,75%, seguindo as expectativas do mercado. Com a projeção de corte na taxa nas próximas reuniões, como ficam os fundos imobiliários (FIIS)? Clique aqui para assistir ao Giro do Mercado e veja a resposta do analista da Empiricus Research Caio Araújo. Inscreva-se no nosso canal e não perca o Giro do Mercado, de segunda a sexta-feira, às 12h.
As projeções apontavam para um corte de 0,25 ponto percentual na reunião de agosto. No entanto, ao contrário do esperado, o Banco Central não sinalizou eventuais reajustes para as futuras reuniões e ainda reforçou que permanecerá firme até que a inflação atinja a meta no longo prazo.
Segundo o Relatório Focus, a expectativa dos economistas é de que a taxa de juros termine o ano em 12,25%, caindo 9,50% até o final de 2024.
A autoridade monetária elevou os juros 12 vezes desde março de 2021, quando estava no menor patamar histórico de 2%.