Consumo de energia no Brasil interrompe 4 meses de alta e cai 0,7% em novembro
O consumo de energia elétrica no Brasil registrou queda de 0,7% em novembro ante igual período do ano passado, interrompendo uma série de quatro meses consecutivos de altas, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nesta terça-feira.
Segundo dados preliminares da entidade, o resultado é puxado pelo mercado regulado, no qual os consumidores são atendidos pela distribuidoras de energia, que registrou uma queda de 4,4% no mês passado.
Já no ambiente livre, em que empresas como grandes indústrias negociam diretamente com geradoras e comercializadoras, houve uma alta de 7,7% na comparação anual.
Os resultados consideram todas as cargas, inclusive as que migraram de um segmento ao outro no período, destacou a CCEE em comunicado.
Segundo a CCEE, parte da retração no mercado regulado pode ser explicada por uma atividade menor em lojas físicas, tanto no comércio como em serviços de menor porte, na comparação com novembro de 2019.
A consultoria FX Data Intelligence, citada pela CCEE, indica que no mês da Black Friday o movimento de consumidores foi 62,9% menor em shoppings centers e caiu 55,8% no varejo presencial, em relação ao ano passado.