Setor Elétrico

Consumo de energia no Brasil cai 2,4% na primeira metade de novembro, diz CCEE

23 nov 2021, 16:15 - atualizado em 23 nov 2021, 16:15
Setor Elétrico
O menor uso de ar condicionado acaba colaborando para reduzir a demanda por eletricidade (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O consumo de energia elétrica no Brasil recuou 2,4% na primeira metade de novembro, ante o mesmo período de 2020, para 61.924 MW médios, mantendo uma tendência de queda na comparação anual, apontaram dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nesta terça-feira.

“As temperaturas mais amenas dos últimos dias nas regiões Sul e Sudeste, que costumam demandar mais energia do Sistema Interligado Nacional (SIN), são a principal explicação para o resultado”, disse a CCEE, em nota.

O menor uso de ar condicionado acaba colaborando para reduzir a demanda por eletricidade.

O declínio foi puxado pela menor demanda do mercado regulado, que atende consumidores de menor porte, como pequenos comércios e as residências, disse a câmara.

Neste ambiente foram utilizados 39.987 MW médios, volume 6,1% menor na comparação anual.

Já no mercado livre, que fornece eletricidade para clientes de alta tensão, como indústrias e shoppings, o consumo foi de 21.938 MW médios, avanço de 5,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar