Setor Elétrico

Consumo de energia elétrica no Brasil sobe 0,1% em setembro, diz CCEE

07 out 2021, 15:39 - atualizado em 07 out 2021, 15:39
A demanda apurada confirma projeção da CCEE para um segundo semestre de "consumo equilibrado", com índices de avanço menores do que os registrados na primeira metade do ano (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)
A demanda apurada confirma projeção da CCEE para um segundo semestre de “consumo equilibrado”, com índices de avanço menores do que os registrados na primeira metade do ano (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O consumo de energia elétrica no Brasil aumentou 0,1% em setembro na comparação com o mesmo mês de 2020, para 65.176 megawatts médios, de acordo com dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A demanda apurada confirma projeção da CCEE para um segundo semestre de “consumo equilibrado”, com índices de avanço menores do que os registrados na primeira metade do ano, disse a câmara em nota nesta quinta-feira.

O mercado livre, no qual grandes empresas e indústrias negociam contratos bilateralmente com geradoras ou comercializadoras, teve aumento de 6,8% no consumo. O segmento somou 22.417 MW médios no período.

Já o mercado regulado (ACR), que atende os consumidores de baixa tensão, como os residenciais, utilizou 42.759 MW médios, volume 3,1% menor na comparação anual.