Bitcoin (BTC)

Consumo de Bitcoins em Hong Kong dá um salto por causa dos protestos

08 out 2019, 15:00 - atualizado em 07 out 2019, 23:49
Hong kong
Devido às restrições bancárias impostas pelo governo para tentar esvaziar as ruas e depredação dos caixas eletrônicos, o consumo de Bitcoin em Hong Kong apresentou um salto no último mês (Imagem: Bloomberg)

Os protestos em Hong Kong, que começaram depois que o conselho legislativo da cidade propôs um projeto de extradição controverso, atingiram agora uma massa crítica, enquanto os cidadãos lutam para permanecer livres do domínio do continente. Leia mais aqui. O projeto de lei permitiria que Hong Kong extraditasse seus cidadãos para a China continental, abrindo caminho para um maior controle do governo central da China foi retirado e mesmo assim as manifestações continuam e seguem radicalizando. Leia mais aqui.

O que começou como um protesto pacífico há quatro meses se transformou em um tumulto violento depois que Hong Kong aprovou uma lei de regulamentos de emergência (ERO) – uma lei da era colonial que permite ao governo “criar quaisquer regulamentos”. A promulgação do que é efetivamente marcial na lei não era o que mais incomodava os manifestantes, era a capacidade do governo de congelar ativos e assumir o controle de ativos estrangeiros. E nisso atingiu em cheio o mercado de divisas e por sua vez o mercado de criptoativos. Hong Kong é um importante player mundial na venda e transação de Bitcoins.

A ameaça iminente de ditadura financeira devastou os caixas eletrônicos da cidade, com grandes bancos como o HSBC ficando sem dinheiro. A Autoridade Monetária de Hong Kong disse que mais de 10% dos 3.300 caixas eletrônicos da cidade foram danificados e 5% ficaram sem dinheiro. De acordo com Asia Times. Um detalhe muito interessante é que Honk Kong possui o maior estoque de ATM em Bitcoin da Ásia.

Dados da CoinDance mostraram que o povo de Hong Kong começou a levar o Bitcoin mais a sério. O volume semanal de negociação do Bitcoin em dólares de Hong Kong atingiu seu recorde histórico no final de setembro, atingindo quase 12,3 milhões de HKD. Conforme publicado pelo Cryptowatch.