Consumidores dos EUA elevam estimativas para inflação e gasto, diz Fed de NY
Os consumidores norte-americanos aumentaram suas expectativas para a inflação e os gastos das famílias dentro de um ano, à medida que o preço do gás e dos alimentos se eleva, mas moderaram sua visão acerca da inflação de médio prazo, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Federal Reserve de Nova York.
As expectativas de onde a inflação estará em um ano subiram para 6,6% em março, a maior desde que a pesquisa foi lançada em 2013 e acima dos 6,0% em fevereiro.
A previsão é que os gastos das famílias cresçam 7,7% no ano, também um pico da série. Apenas 23% veem melhora de suas finanças domésticas no próximo ano, a menor parcela desde o início da sondagem.
Os norte-americanos estão enfrentando o pior surto de inflação em décadas, que está piorando: economistas consultados pela Reuters esperam que na terça-feira dados mostrem que os preços ao consumidor subiram, na leitura anual, 8,4% em março, acima da taxa de 7,9% de fevereiro, à medida que a invasão da Ucrânia pela Rússia aumenta os preços de alimentos e energia.