AgroTimes

Consumidores de pão devem absorver custo do trigo mais alto por guerra

04 mar 2022, 16:52 - atualizado em 04 mar 2022, 16:52
Trigo, pão
A ameaça ao fornecimento de trigo pela invasão da Ucrânia pela Rússia foi exacerbada por uma queda nos estoques globais dos principais exportadores (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

A invasão russa da Ucrânia, uma importante região produtora de cereais do mundo, elevou os preços do trigo a máximas de 14 anos, forçando os consumidores de pão a arcar com os custos.

A invasão da Rússia em 24 de fevereiro prejudicou severamente o comércio dos portos do Mar Negro, elevando os preços de referência do trigo em Chicago em 40% e empurrando ainda mais a inflação global de alimentos que já era a mais alta em uma década.

As interrupções no fornecimento da Rússia e da Ucrânia, que juntas respondem por 30% das exportações mundiais de trigo e 20% das exportações de milho, irão corroer a segurança alimentar de milhões de pessoas, com o Oriente Médio e o norte da África especialmente vulneráveis devido à sua dependência de importações, disse Julie Marshall, porta-voz do Programa Alimentar Mundial.

“Infelizmente para o curto e médio prazos, a inflação dos alimentos e o custo dos produtos de panificação nos Estados Unidos vão subir mais. Isso afetará mais os mais vulneráveis da nossa sociedade”, disse Robb MacKie, presidente e executivo-chefe da Associação Americana de Padeiros.

Semanas antes do último pico de preço do trigo, a Calgary Italian Bakery em Alberta aumentou os preços em 7% para acompanhar os custos associados à seca canadense do ano passado e à inflação nos preços da farinha e do fermento.

Agora, Louis Bontorin, co-proprietário da empresa familiar de 60 anos, teme que precisará aumentar os preços significativamente de novo, depois de esgotar seu suprimento de farinha de quatro a cinco meses.

“Isso pode ser muito, muito devastador”, disse Bontorin. “O pão é um dos fundamentos, o essencial, e essa é a parte difícil. Você está tentando pegar apenas o que precisa, mas também está ciente do efeito (preço mais alto) que isso tem no consumidor.”

A ameaça ao fornecimento de trigo pela invasão da Ucrânia pela Rússia foi exacerbada por uma queda nos estoques globais dos principais exportadores.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar