Combustíveis

Consumidor vai pagar 3,85% a menos na gasolina com novo reajuste da Petrobras (PETR4)

01 set 2022, 13:29 - atualizado em 01 set 2022, 13:29
Gasolina
Nas refinarias, preço da gasolina vai cair 7,08%. (Imagem: REUTERS/Bing Guan)

A Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou, nesta quinta-feira, o seu quarto reajuste no preço da gasolina vendida em suas refinarias em menos de dois meses. A partir de amanhã, o litro do combustível passa de R$ 3,53 para R$ 3,28. Trata-se de uma redução de 7,08%.

De acordo com Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, o reajuste para o consumidor será um pouco menor e também levará alguns dias para começar a impactar os preços nas bombas de combustível.

“Supondo repasse de 55% do início da cadeia ao consumidor final, trata-se de um impacto de -3,85%. Estimamos que o efeito dessa queda deverá ser sentido apenas a partir do dia 9 de setembro”, disse em relatório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inflação

A mudança nos preços também deve impactar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), resultando em uma redução de 0,25 ponto porcentual.

“Contudo, como já contemplamos um reajuste de -2% na refinaria para essa semana, o efeito em nossas projeções será de -0,18 pp”, aponta Sanchez.

A perspectiva para o IPCA de setembro foi reduzida de -0,29% para -0,20%, enquanto a inflação para outubro recuou de +0,30% para +0,22%. Com isso, a projeção do IPCA para o ano foi reduzida de +6,1% para +6,0%.

Paridade internacional

O Credit Suisse aponta que a Petrobras está acompanhando a tendência de queda no preço da gasolina no mercado internacional.

“Vemos agora a Petrobras na paridade de importação da gasolina, com -1% de desconto.”

De acordo com os dados da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), apesar da ligeira elevação do câmbio, os preços de referência da gasolina e do óleo diesel apresentaram redução no mercado internacional no fechamento de ontem.

Com isso, os preços dos combustíveis vendidos no Brasil estão acima do internacional. Hoje de manhã, a gasolina registrava uma defasagem de +12%, enquanto o diesel indicava para +1%.

Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.