Consumidor pretende comprar mais no Dia das Mães este ano, mostra pesquisa
O consumidor brasileiro tem intenção de comprar mais presentes no Dia das Mães este ano, conforme apurou a pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE).
De acordo com a sondagem, o indicador que mede o ímpeto para gastos com presentes subiu 6,5 pontos, para 78 pontos em 2023. A marca figura o maior nível desde 2014, quando o indicador marcou 84,5 pontos.
Segundo o levantamento, a recuperação foi influenciada pela transferência de consumidores que pretendem gastar menos, para aqueles que pretendem manter a intenção de gastos constante.
Enquanto 29,2% pretendem gastar menos no Dia das Mães, 63,5% planejam gastar a mesma coisa que gastou no último ano. Já a parcela de consumidores que pretende gastar mais subiu 0,7 pontos, para 7,3%.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
O avanço na intenção de compra acontece por todas as faixas de renda, com o destaque sendo, inclusive, para as rendas mais baixas. Na faixa de famílias com rendas entre R$ 2.100 e R$ 4.800, houve um aumento de 11 pontos. Nas rendas de até R$ 2.100, o aumento foi de 7,5 pontos.
O valor médio dos presentes para o Dia das Mães em 2023 foi de aproximadamente R$ 71,87. Na outra ponta, apesar da intenção de gastos ser o maior, o valor médio do presente diminuiu considerando preços constantes de 2023.
Dia das Mães impulsiona e-commerce
O Dia das Mães estimula o e-commerce, trazendo um avanço de 5,43% nas vendas online no último fim de semana, em comparação com o anterior, entre os dias 29 de abril e 01 de maio, conforme a Cartpanda.
De acordo com a Nubimetrics, os consumidores pretendem gastar entre R$ 500 e R$ 3 mil com presentes este ano.
A CGO do Melhor Envio, Stela Torres, explica que com as datas comemorativas estando presentes em peso no fim do ano, “o primeiro semestre costuma sempre ser inferior em vendas. Contudo, o Dia das Mães vai na contramão e dá aquele gás para o setor nos primeiros meses do ano”.
A plataforma apurou que, no primeiro semestre de 2022, o mês de maio foi responsável por fazer com que os lojistas virtuais, das três principais categorias do e-commerce, mais enviassem produtos.
Os nichos de moda, joias e relógios fecharam o mês com mais de 722 mil itens intermediados pela plataforma, o que mostra um aumento de 22,94% em relação ao mesmo período de 2021.