Economia

Consumidor pretende comprar mais no Dia das Mães este ano, mostra pesquisa

12 maio 2023, 12:48 - atualizado em 12 maio 2023, 12:48
Dia das Mães
Dia das Mães: 29,2% pretende gastar menos, enquanto 63,5% planeja gastar a mesma coisa que gastou no último ano. (Imagem: Unsplash/ Lucrezia Carnelos)

O consumidor brasileiro tem intenção de comprar mais presentes no Dia das Mães este ano, conforme apurou a pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE).

De acordo com a sondagem, o indicador que mede o ímpeto para gastos com presentes subiu 6,5 pontos, para 78 pontos em 2023. A marca figura o maior nível desde 2014, quando o indicador marcou 84,5 pontos.

Segundo o levantamento, a recuperação foi influenciada pela transferência de consumidores que pretendem gastar menos, para aqueles que pretendem manter a intenção de gastos constante.

Enquanto 29,2% pretendem gastar menos no Dia das Mães, 63,5% planejam gastar a mesma coisa que gastou no último ano. Já a parcela de consumidores que pretende gastar mais subiu 0,7 pontos, para 7,3%.

O avanço na intenção de compra acontece por todas as faixas de renda, com o destaque sendo, inclusive, para as rendas mais baixas. Na faixa de famílias com rendas entre R$ 2.100 e R$ 4.800, houve um aumento de 11 pontos. Nas rendas de até R$ 2.100, o aumento foi de 7,5 pontos.

O valor médio dos presentes para o Dia das Mães em 2023 foi de aproximadamente R$ 71,87. Na outra ponta, apesar da intenção de gastos ser o maior, o valor médio do presente diminuiu considerando preços constantes de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dia das Mães impulsiona e-commerce

O Dia das Mães estimula o e-commerce, trazendo um avanço de 5,43% nas vendas online no último fim de semana, em comparação com o anterior, entre os dias 29 de abril e 01 de maio, conforme a Cartpanda.

De acordo com a Nubimetrics, os consumidores pretendem gastar entre R$ 500 e R$ 3 mil com presentes este ano.

A CGO do Melhor Envio, Stela Torres, explica que com as datas comemorativas estando presentes em peso no fim do ano, “o primeiro semestre costuma sempre ser inferior em vendas. Contudo, o Dia das Mães vai na contramão e dá aquele gás para o setor nos primeiros meses do ano”.

A plataforma apurou que, no primeiro semestre de 2022, o mês de maio foi responsável por fazer com que os lojistas virtuais, das três principais categorias do e-commerce, mais enviassem produtos.

Os nichos de moda, joias e relógios fecharam o mês com mais de 722 mil itens intermediados pela plataforma, o que mostra um aumento de 22,94% em relação ao mesmo período de 2021.