Consumidor pode gastar 75% a mais na ceia de Natal se não pesquisar supermercados
Os brasileiros vão precisar gastar mais para montar a ceia de Natal deste ano. De acordo com um levantamento de preços do Procon-SP, os valores de itens da ceia chegam a apresentar uma diferença de até 76,50%.
Foram comparados os preços de 67 itens que costumam fazer parte da ceia natalina, como azeites, bombons, carnes, conservas, farofas prontas, frutas em calda, lentilhas, panetones e chocotones, em sites de sete grandes supermercados: Andorinha, Carrefour, Clube Extra, Kanguru, Mambo, Pão de Açúcar e Sonda.
A maior variação encontrada, de 76,50%, foi na lentilha cozida caixa de 250g, da marca Vapza. Em um local, o produto foi encontrado por R$ 9,69, enquanto em outro estabelecimento o mesmo item custava R$ 5,49.
Já entre os panetones e chocotones, um dos itens mais consumidos na época do Natal, a maior diferença encontrada foi de 54%.
O chocotone lata de 750g, da marca Bauducco, por exemplo, custava R$ 61,59 em um estabelecimento e, R$ 39,99 em outro
Segundo os dados do Procon-SP, do total dos itens da ceia pesquisados, o site da rede Andorinha foi o que apresentou a maior quantidade de produtos com menor preço. No total, foram 29 itens.
Dica: planeje a ceia de Natal
O Procon recomenda que os consumidores planejem o cardápio da ceia, listando os alimentos, bebidas e ingredientes para o preparo ajuda a evitar compras desnecessárias e por impulso.
Além disso, é indicado que a pessoa faça uma comparação entre os preços de estabelecimentos e considere a relação qualidade, peso e preço do item a ser adquirido, inclusive o preço do frete e prazo de entrega.
Caso a compra seja online, a dica é ler todas as características dos produtos.
Vai comprar presente de Natal?
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta que é preciso redobrar a atenção nas compras, visto que quadrilhas especializadas em aplicar golpes online e também no comércio de rua se aproveitam da pressa dos consumidores em finalizar a lista de presentes para roubar dados pessoais dos consumidores.