ImóvelTimes

Construtoras têm dia misto na bolsa assim como os resultados financeiros

11 nov 2022, 13:45 - atualizado em 11 nov 2022, 13:45
Construção civil
Construtoras reportaram resultados financeiros esta semana e analistas destacam Cyrela e a margem bruta das empresas (Imagem: José Paulo Lacerda/CNI)

As ações das principais construtoras têm dia misto na B3, após as quedas intensas de ontem em pregão sangrento para os ativos locais. Além de reagirem conjuntamente com o mau humor do mercado financeiro em meio à transição do governo Lula, a semana foi marcada pela divulgação de resultados financeiros de boa parte das empresas.

Ontem, depois do encerramento do pregão, Cyrela (CYRE3) e Eztec (EZTC3) divulgaram seus resultados no terceiro trimestre deste ano. Além delas, Even (EVEN3), Plano&Plano (PLPL3) e Melnick (MELK3) reportaram seus números.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cyrela é destaque

O analista da XP, Ygor Altero, avalia que os números foram ligeiramente positivos para as construtoras de todos os segmentos, com algumas incorporadoras relatando expansão de margem bruta, auxiliadas pela desaceleração dos custos de construção e dados operacionais resilientes em termos de vendas líquidas e lançamentos.

“A Cyrela foi o destaque no trimestre, combinando geração de caixa consistente e melhora da margem bruta”, diz, acrescentando a Eztec reportou dados dentro do esperado.

O Itaú BBA acrescenta que a Cyrela apresentou resultados consistentes, com faturamento acima do previsto. Segundo os analistas da casa de análises, os números reforçaram a visão de que o pior no setor já pode ter passado.

A equipe econômica do BTG Pactual acredita que o cenário para construtoras de média e alta rendas é um desafio, pois a acessibilidade piorou muito. “Mas achamos que a Cyrela vem superando a maioria de seus concorrentes com fortes lançamentos e vendas”, acrescenta.

Sentimento misto com outras construtoras

Altero, da XP, diz que Plano&Plano e Melnick também reportaram dados positivos e acima do esperado, com a primeiro, exibindo crescimento consistente da receita líquida e recuperação da margem bruta ajustada. Enquanto a Melnick, teve as receitas ajudadas pelas vendas de estoque.

Para o Itaú BBA, o destaque de Plano&Plano foi a margem bruta, refletindo os esforços da empresa para repassar a inflação para os preços, sendo “uma surpresa positiva”.

“A Even, por sua vez, teve resultado misto, com crescimento resiliente de receita líquida compensado pela desaceleração do lucro líquido”, comenta. O BTG vê os resultados da Even como fracos, destacando que o cenário macroeconômico piorou muito recentemente e o curto prazo parece mais desafiador.

Ações

Por volta das 13h30 (de Brasília), as ações da Cyrela, Eztec e Even caíam mais de 1%, enquanto a Plano&Plano subia 4,5% tentando se recuperar do tombo de 16,2% ontem. A Melnick tinha alta de 2,5%. O índice Ibovespa sobe 2%.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!