Considerando IPOs e ofertas, estrangeiros trouxeram R$ 1,7 bilhão para a Bolsa em 2019
Os investidores estrangeiros aportaram R$ 1,7 bilhão, até dia 4 de setembro, em recursos no mercado de renda variável no Brasil, mostram novos dados da B3 (B3SA3) que consideram também as aplicações em ofertas iniciais (IPOs) e outras ofertas de ações.
“O volume de recursos estrangeiros que entra no mercado brasileiro por meio de ofertas primárias é muito relevante e mostra o apetite desses investidores pelos papéis locais. Considerar apenas o mercado secundário para essa análise de fluxo de capital externo despreza inclusive a possibilidade do dinheiro do investidor não residente estar migrando de um papel para outro dentro do próprio mercado brasileiro”, afirma Adolpho Bianchi, superintendente de Produtos, Serviços de Tecnologia e Market Data da B3.
Antes, tanto os dados de movimentação de investidores estrangeiros no mercado secundário quanto os de participação de investidores estrangeiros em ofertas públicas (IPOs e Follow Ons) estavam disponíveis no site da B3, em páginas separadas.
A partir de setembro, eles podem ser conferidos na mesma planilha “Dados de Mercado”, no item 3.2, para facilitar a análise do mercado.