ConsenSys, desenvolvedora da Ethereum, terá projeto de estudo sobre CBDCs em Hong Kong
ConsenSys, estúdio de desenvolvimento da Ethereum, ganhou um projeto de estúdio sobre moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs) pela Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA).
Nesta sexta-feira (25), ConsenSys anunciou que irá desenvolver a tecnologia para a prova de conceito (PoC) da moeda digital da HKMA. ConsenSys irá trabalhar com a PricewaterhouseCoopers (PwC) e a empresa de tecnologia financeira (fintech) Forms HK para o projeto.
Mais especificamente, o trio irá trabalhar na segunda fase de implementação dos projetos Inthanon–LionRock, iniciados em 2018. “ConsenSys está empolgada em liderar essa implementação de CBDC para pagamentos internacionais”, disse Charles d’Haussy, diretor da ConsenSys em Hong Kong.
Usando suas ferramentas empresariais da Ethereum, a ConsenSys afirmou que irá testar soluções para priorizar a escalabilidade, segurança e interoperabilidade.
Escalabilidade é a capacidade de um sistema ou rede se ampliar e fazer a gestão da crescente demanda. Interoperabilidade é a capacidade de compartilhar informações entre diferentes redes blockchains, sem restrições.
ConsenSys já trabalhou com dois bancos centrais — a Autoridade Monetária de Cingapura (no projeto Ubin) e o Banco de Reserva da África do Sul (no projeto Khohka) — para o desenvolvimento de suas redes descentralizadas de pagamentos.