CryptoTimes

ConsenSys anuncia serviço de staking para a futura Ethereum 2.0

16 jun 2020, 14:44 - atualizado em 16 jun 2020, 14:44
“Incubadora da Ethereum”, responsável pelo desenvolvimento de soluções na rede Ethereum, anunciou uma plataforma de staking (quando criptoativos são retidos na plataforma como prova de apoio à rede) e quais parceiras irão testá-la (Imagem: Twitter/ConsenSys)

ConsenSys, empresa de desenvolvimento com foco em projetos da Ethereum, está lançando uma plataforma de “staking como um serviço” (SaaS, na sigla em inglês) para empresas, incluindo corretoras, custodiantes e serviços de carteira.

A primeira ordem de negócio será trabalhar com inúmeros parceiros da indústria para criar uma interface de programação específica (API) para a Ethereum 2.0, cuja primeira fase está prevista para lançamento ainda este ano.

O grupo inicial de participantes-piloto será formado pela Binance, Crypto.com, DARMA Capital, Huobi Wallet, Matrixport e Trustology, de acordo com um comunicado de imprensa.

Um marco da tão aguardada atualização da rede Ethereum é uma transição de seu mecanismo de consenso baseado em proof-of-work para um baseado em proof-of-stake.

Em vez de gastar poder computacional, validadores em uma rede proof-of-stake bloqueiam um depósito em criptoativos — na Ethereum 2.0, serão necessários 32 ETH — e arriscam perdê-lo se não seguirem as regras da rede.

Porém, o processo de staking pode ser tecnicamente complicado e plataformas SaaS surgiram para simplificar a experiência de investidores que não querem executar seus próprios nós validadores.

Parte do objetivo da ConsenSys é ajudar a pavimentar o caminho até o tão aguardado lançamento da Ethereum 2.0. Deve haver um número mínimo de 16.384 validadores que realizam o staking de 524.288 ETH antes da rede ir ao ar, segundo o comunicado.

“Sabemos da importância de apresentar a quantidade máxima de validadores à Ethereum 2.0 e, por esse motivo, criamos uma solução pronta para o uso, permitindo que grandes corretoras e fundos institucionais de cripto sempre tenham um ponto de acesso contínuo e dependente para realizar o staking de ethers que detêm para seus clientes”, afirmou Tim Lowe, líder do produto de staking da ConsenSys.

theblock@moneytimes.com.br