ConsenSys anuncia serviço de staking para a futura Ethereum 2.0
ConsenSys, empresa de desenvolvimento com foco em projetos da Ethereum, está lançando uma plataforma de “staking como um serviço” (SaaS, na sigla em inglês) para empresas, incluindo corretoras, custodiantes e serviços de carteira.
A primeira ordem de negócio será trabalhar com inúmeros parceiros da indústria para criar uma interface de programação específica (API) para a Ethereum 2.0, cuja primeira fase está prevista para lançamento ainda este ano.
O grupo inicial de participantes-piloto será formado pela Binance, Crypto.com, DARMA Capital, Huobi Wallet, Matrixport e Trustology, de acordo com um comunicado de imprensa.
.@binance, @cryptocom, @DARMACapital, @HuobiWallet, @realMatrixport, and @TrustologyIO join @ConsenSysCodefi Staking Pilot Program, for early access to an Ethereum 2.0 staking solution. #CodefiStaking
— ConsenSys (@Consensys) June 16, 2020
Um marco da tão aguardada atualização da rede Ethereum é uma transição de seu mecanismo de consenso baseado em proof-of-work para um baseado em proof-of-stake.
Em vez de gastar poder computacional, validadores em uma rede proof-of-stake bloqueiam um depósito em criptoativos — na Ethereum 2.0, serão necessários 32 ETH — e arriscam perdê-lo se não seguirem as regras da rede.
Porém, o processo de staking pode ser tecnicamente complicado e plataformas SaaS surgiram para simplificar a experiência de investidores que não querem executar seus próprios nós validadores.
Parte do objetivo da ConsenSys é ajudar a pavimentar o caminho até o tão aguardado lançamento da Ethereum 2.0. Deve haver um número mínimo de 16.384 validadores que realizam o staking de 524.288 ETH antes da rede ir ao ar, segundo o comunicado.
“Sabemos da importância de apresentar a quantidade máxima de validadores à Ethereum 2.0 e, por esse motivo, criamos uma solução pronta para o uso, permitindo que grandes corretoras e fundos institucionais de cripto sempre tenham um ponto de acesso contínuo e dependente para realizar o staking de ethers que detêm para seus clientes”, afirmou Tim Lowe, líder do produto de staking da ConsenSys.