Política

Conselho de Ética da Câmara discute mudanças no regulamento nesta quarta

16 mar 2021, 15:43 - atualizado em 16 mar 2021, 15:43
Conselho de Ética Comissão Câmara
Conselho de Ética e Decoro Parlamentar está se reunindo em formato híbrido (Imagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados se reúne nesta quarta-feira (17) para discussão e votação da proposta de reformulação do regulamento do colegiado. O relator, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), apresentou o texto na última semana.

Leite propõe diversos ajustes no regulamento atual. Entre eles, a definição das situações em que a representação será considerada inepta ou carente de justa causa e daquelas em que as notificações poderão ser realizadas por meio eletrônico, por exemplo.

O novo texto cria ainda a possibilidade de o deputado que for alvo de processo apresentar alegações finais após o encerramento da fase de instrução probatória.

Nos casos em que a punição pode ser a suspensão ou a perda do mandato, ficou mantida a possibilidade de o Conselho pedir à Mesa Diretora da Câmara que submeta ao Plenário requerimento de quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico. Mas o pedido passa a precisar ser remetido à autoridade judicial.

Depois de votada pelo Conselho de Ética, a alteração do regulamento precisa ser discutida também pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Confira a pauta

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar