BusinessTimes

Conselho da Vale (VALE3) decidirá futuro de CEO até terça (30), entre queda de ações e pressão de Lula

25 jan 2024, 12:19 - atualizado em 25 jan 2024, 12:19
Vale VALE3 reunião conselho administração renovação sucessão CEO Eduardo Bartolomeo Lula Guido Mantega minério de ferro ações queda
Momento decisivo: maioria dos investidores conta com renovação do mandato de Eduardo Bartolomeo como CEO da Vale (VALE3), segundo pesquisa do BTG Pactual (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

O conselho de administração da Vale (VALE3) deve se reunir entre amanhã (26) e terça-feira (29) para discutir o futuro de Eduardo Bartolomeo, CEO da empresa desde 2019, segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

O atual mandato de Bartolomeo vence em maio e, segundo O Globo, tudo está na mesa: desde sua recondução ao cargo, até o fim de seu ciclo e o convite para que participe do processo de seleção de seu sucessor.

  • Temporada de resultados chegando: O que esperar de Magazine Luiza, Vale, Itaú e outras gigantes da bolsa? Larissa Quaresma e Fernando Ferrer comentam as perspectivas para o 4T23, assista aqui: 

Vale (VALE3): Reunião do conselho ocorre em meio à forte queda das ações na Bolsa

O encontro do conselho ocorre num momento em que as ações da Vale acumulam uma forte queda. Somente em janeiro, os papéis já caíram cerca de 10%, puxados pelo recuo do minério de ferro nos mercados internacionais.

O mau desempenho é puxado pela decepção do mercado com a economia da China, a principal cliente da Vale. Na semana passada, por exemplo, os contratos futuros do minério de ferro reagiram a dados fracos da economia chinesa, que cresceu 5,2% no quarto trimestre, abaixo das projeções de +5,3%, de acordo com pesquisa da Reuters.



Com isso, o contrato de maio do ingrediente siderúrgico mais negociado na Bolsa de Dalian, na China, encerrou as negociações do dia abaixo dos US$ 130 a tonelada.

Nos últimos dias, investidores também se decepcionaram com a decisão do Banco do Povo da China de manter inalterada a taxa de juros de médio prazo, visto que o mercado tinha grandes expectativas de estímulos adicionais por parte do governo chinês para acelerar o ritmo de recuperação da segunda maior economia do mundo.

Lula insiste em emplacar Mantega na Vale

Outro complicador é a nova tentativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de emplacar seu ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, na mineradora – seja como conselheiro, seja como o novo CEO.

Segundo a Reuters, o plano ganhou a adesão do ministro da Minas e Energia, Alexandre Silveira, que sustenta que Mantega possui as qualificações profissionais necessárias para a tarefa. As movimentações do governo para que Mantega se torne CEO ou conselheiro da Vale, que foi privatizada no governo FHC e que desde então sempre foi alvo de críticas sobre a falta de ascendência estatal, têm causado forte reação negativa do mercado.

De qualquer modo, analistas e investidores ainda trabalham com a tese de que Bartolomeo será reconduzido ao cargo. Segundo uma pesquisa do BTG Pactual (que controla o Money Times) com 98 investidores buy-side, 63% dos entrevistados apostam em um novo mandato de Bartolomeo.

 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar