Conselho da Vale (VALE3) anuncia Gustavo Pimenta como novo presidente
O Conselho de Administração da Vale (VALE3) definiu o nome do novo presidente da companhia. Quem assume o lugar de Eduardo Bartolomeo é vice-presidente financeiro da mineradora, Gustavo Pimenta.
Formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pimenta também foi responsável pelas áreas de Suprimentos e Energia & Descarbonização da empresa. Antes de juntar-se à Vale, ele foi executivo da AES por 12 anos, acumulando ampla experiência como CFO Global, diretor de Planejamento e Estratégia e Vice-presidente de Performance e Serviços. Ainda atuou como Vice-presidente de Estratégia e M&A no Citigroup em Nova Iorque.
- Ibovespa 137 mil pontos? Veja as 10 ações mais recomendadas para investir com a onda de otimismo da bolsa, segundo o BTG Pactual.
“Estamos muito felizes e confiantes com a escolha de Gustavo Pimenta para liderar a Vale. Ele reúne as competências necessárias para que possamos aspirar um novo ciclo virtuoso para a companhia, orientado por nosso propósito, e com grande potencial de geração de valor a todos os nossos públicos de relacionamento”, disse Daniel Stieler, presidente do Conselho de Administração da Vale.
Segundo o comunicado divulgado ao mercado na noite de segunda-feira (26), o executivo foi eleito de forma unânime, após passar pelo processo de seleção.
Bartolomeo seguirá como presidente da Vale até 31 de dezembro de 2024, apoiando a transição de Pimenta até 28 de fevereiro de 2025. Após o período de transição, o atual presidente atuará como advisor da empresa até o final de 2025.
“Estou muito otimista com a escolha de Gustavo Pimenta para liderar a Vale. É um profissional com reconhecida competência e compromisso com a Vale […] acredito que a Vale seguirá firme em sua jornada rumo à liderança na mineração sustentável e na criação de valor para todos os stakeholders”, afirmou Bartolomeu.
O dilema da presidência da Vale
Até ontem de manhã, a sucessão da presidência da Vale enfrenta um dilema: de um lado, se o nome indicado tiver diretamente ligado ao governo, a credibilidade do processo de sucessão ficaria comprometida. Do outro, uma boa relação entre o executivo e gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um fator importante.
No início deste ano, houve tentativas do presidente Lula para lançar o nome de Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, ao cargo. Por conta disso, a Vale divulgou restrições para o perfil do novo CEO, como forma de evitar novas pressões políticas.
Segundo a CNN, entre os nomes que aparecerem em possíveis listas de indicados estavam Francisco Gomes Neto (Embraer), Gustavo Werneck (Gerdau), Carlos Piani (Equatorial), Cristiano Teixeira (Klabin), Maurício Bhar (Engie) e Antonio Maciel Neto (Caoa).
Segundo coluna de Lauro Jardim, d’O Globo, Dario Durigan, nome de confiança do ministro Fernando Haddad, também foi sondado por conselheiros para assumir o cargo.
- Saiba o que vai influenciar seus investimentos hoje no Giro do Mercado às 12h. Clique no link e ative o lembrete