BusinessTimes

Conselho da Meta avalia recomendar avisos de conteúdo sensível

20 out 2022, 14:42 - atualizado em 20 out 2022, 14:42
Tecnologia Meta Facebook
“Desde que começamos a aceitar pedidos há dois anos, recebemos quase dois milhões de apelos de usuários” (Imagem: Shutterstock/askarim)

O conselho de supervisão da Meta disse nesta quinta-feira que a partir deste mês pode decidir aplicar avisos em telas, marcando conteúdos como “perturbador” ou “sensível”.

O conselho, que já pode analisar apelos dos usuários para remover conteúdo, disse que poderá tomar decisões vinculativas para aplicar uma tela de aviso ao “deixar ou restaurar conteúdo qualificado”, incluindo fotos e vídeos.

Em seu relatório trimestral de transparência, o conselho disse que recebeu 347 mil apelos de usuários do Facebook e do Instagram em todo o mundo durante o segundo trimestre.

“Desde que começamos a aceitar pedidos há dois anos, recebemos quase dois milhões de apelos de usuários”, disse o relatório. “Isso demonstra a demanda contínua dos usuários para apelar das decisões de moderação de conteúdo da Meta para um órgão independente”.

O conselho, que inclui acadêmicos, especialistas em direitos e advogados, foi criado pela empresa para decidir sobre recursos moderação de conteúdo e aconselhar sobre as políticas do site.

No mês passado, o conselho se opôs à remoção de uma reportagem de jornal sobre o Talibã no Facebook, que considerava positiva, pois apoiava a liberdade de expressão dos usuários.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!