Conselheiro da Tesla retoma defesa contra vendas a descoberto
Hiromichi Mizuno, integrante do conselho da Tesla (TSLA), aproveitou a controvérsia em torno do movimento de pressão pela liquidação de posições vendidas a descoberto (short squeeze) na sexta-feira para retomar o debate que ele incentivou quando comandava o maior fundo de pensão do mundo.
“Engraçado ver aqueles que acreditam cegamente no benefício da liquidez do mercado e argumentam contra qualquer restrição às vendas a descoberto fazendo lobby agora para restringir os movimentos de investidores de varejo na compra de papéis para espremer essas posições”, escreveu Mizuno em comentários no Twitter.
Hey, be consistent. Let the market decide! Thats what you believed. Funny to observe those who blindly believe in the benefit of market liquidity and argue against any restriction on short selling are now lobbying for restriction on retail buying to squeeze them.? ? #ShortSqueeze
— HIRO MIZUNO (@hiromichimizuno) January 28, 2021
Mizuno é crítico de longa data das vendas a descoberto. Quando ele atuava como diretor de investimento do Fundo de Investimento em Pensão do Governo do Japão, a entidade gerou polêmica quando tomou a decisão de parar de emprestar ações de companhias estrangeiras.
Em uma entrevista ao Financial Times, Mizuno posteriormente atacou o que ele chamou de “curto-prazismo“ de quem vende a descoberto.
Alguns críticos argumentaram que o fundo de pensão estava deixando de ganhar as comissões que poderiam ter sido geradas com o empréstimo de ações e que não estava contribuindo para a liquidez do mercado.
Muitos profissionais de investimento e a imprensa criticaram o fundo de pensão por interromper o empréstimo de ações, alegando que as vendas a descoberto não devem ser restritas porque incentivam a liquidez e a eficiência de preços. Há quem diga que seu efeito no mercado é neutro porque as ações precisam ser compradas de volta.
Many investment professionals, particularly HFs, and media criticised a pension fund stopping stock lending, saying short selling should not be restricted as it provides liquidity and promote more efficient pricing. Even said its market neutral as it has to be bought back.
— HIRO MIZUNO (@hiromichimizuno) January 29, 2021
A postura de Mizuno contra as vendas a descoberto pode ter sido um dos fatores que cativaram o CEO da Tesla, Elon Musk, que no passado fez um trocadilho com a sigla em inglês da comissão de valores mobiliários dos EUA (Securities and Exchange Commission ou SEC) chamando-a de “Comissão de Enriquecimento de Quem Vende a Descoberto (“Short-seller Enrichment Commission”).
Na sexta-feira, Musk concordou com um usuário do Twitter que defendia criminalizar as vendas a descoberto.
u can’t sell houses u don’t own
u can’t sell cars u don’t own
but
u *can* sell stock u don’t own!?
this is bs – shorting is a scam
legal only for vestigial reasons— Elon Musk (@elonmusk) January 28, 2021