ConocoPhillips tenta assumir controle de unidade petrolífera da Venezuela
A ConocoPhillips planeja assumir o controle das ações de uma unidade da petroleira da Venezuela em razão da falta de pagamentos da estatal em um acordo multibilionário.
A produtora de petróleo dos EUA entrou com um pedido no tribunal federal de Delaware para ficar com o controle das ações da PDV Holding, uma unidade da Petróleos de Venezuela, que controla a Citgo Petroleum, distribuidora de combustível com sede em Houston, segundo documentos judiciais. A PDVSA não quis comentar.
“Em nome dos acionistas da empresa, continuamos comprometidos em buscar todas as vias legais disponíveis para obter uma recuperação completa e justa da compensação”, disse a Conoco em resposta a perguntas.
A petição é a mais nova tentativa da Conoco de pressionar a Venezuela a honrar mais de US$ 10 bilhões em indenizações, aprovadas por dois painéis internacionais de arbitragem, devido a bens confiscados há 12 anos.
No ano passado, a empresa adotou uma estratégia agressiva para assumir as instalações da PDVSA no Caribe depois que a primeira indenização foi autorizada.
Os EUA aumentaram a pressão sobre o governo de Nicolás Maduro com sanções à PDVSA e reconheceram o líder da oposição, Juan Guaidó, como presidente interino da nação.
“Estamos trabalhando em estreita colaboração com o governo dos EUA para determinar o melhor curso de ação e cumpriremos todas as ordens, leis e regulamentos aplicáveis dos EUA”, disse a Conoco.