Eleições Americanas

Quem é Tim Walz, escolhido por Kamala Harris como vice em corrida à presidência dos EUA

06 ago 2024, 10:52 - atualizado em 06 ago 2024, 10:52
tim waltz kamala harris vice presidente eleições eua
Tim Walz é governador do estado de Minnesota e presidente da Associação de Governadores Democratas (Imagem: REUTERS/Elizabeth Frantz)

Tim Walz, governador do estado de Minnesota, foi escolhido por Kamala Harris para ser seu vice-presidente na campanha presidencial norte-americana, segundo informações da Reuters. Até esta terça-feira (06) de manhã, o nome de Josh Shapiro, governador da Pensilvânia, também figurava entre as opções.

Walz está em seu segundo mandato como governador do estado dos Estados Unidos (EUA), no comando de Minnesota desde 2018; ele também preside a Associação de Governadores Democratas. Com 60 anos, Walz teve atuações no Congresso e no Legislativo do país, sendo eleito pela primeira vez para a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos em 2006.

Formado em Ciências Sociais em 1989, ele trabalhou como professor de ensino médio e treinador de um time de futebol americano. Também, atuou por 24 anos na Guarda Nacional do Exército, aposentando-se do 1-125º Batalhão de Artilharia de Campanha em 2005

Entre suas atuações como governador, o gabinete de Tim Walz cita pontos como o corte de impostos para a classe média e a proteção à liberdade reprodutiva, duas pautas defendidas por Kamala Harris, atual vice-presidente de Joe Biden.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Escolhido por Kamala, Tim Walz critica Donald Trump e vice J.D Vance

Em sua conta no X (antigo Twitter), Walz já chegou a atacar J.D Vance, escolhido como companheiro de chapa pelo republicano Donald Trump.

Ele afirmou que em Minnesota, o nível de pobreza está reduzindo com um programa local de Crédito Fiscal Infantil.

“Você pensaria que JD Vance estaria ansioso para fazer o mesmo em nível nacional. Exceto que ele pulou uma votação para aprovar a expansão do Crédito Fiscal Infantil federal ontem. Dê-me um tempo com aquela conversa pró-família”, disse.

Em outro momento, em entrevista à MSNBC, o governador criticou Trump e Vance, afirmando que ambos falam sobre a classe média sem conhecer.

“Um cara do ramo imobiliário, um barão ladrão, e um capitalista de risco tentando nos dizer que entendem quem somos? Eles não sabem quem somos”, afirmou.