Conheça Ricardo Cappelli, interventor de segurança pública no Distrito Federal
Ricardo Cappelli foi o nome escolhido por Flavio Dino para ser interventor federal em Brasília, após os atos antidemocráticos que ocorreram no último domingo (8) e que resultaram na invasão do Congresso, do STF e do Palácio do Planalto.
Durante os atos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou uma intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal, medida que é válida até o dia 31 deste mês.
Cappelli é secretário-executivo do Ministério da Justiça e de Segurança Pública, escolhido pelo ministro para ser o segundo no comando da pasta.
Currículo
O interventor é natural do Rio de Janeiro, tem 50 anos. Ele é graduado em jornalismo e pós-graduado em administração pública pela FGV.
Além de ser o atual secretário-executivo do Ministério da Justiça, Capelli já foi secretário do Esporte Educacional e de Incentivo ao Esporte nos governos anteriores de Lula e de Dilma Rousseff.
O que faz um interventor?
O processo de intervenção começou quando a União nomeou Cappelli para assumir as funções de segurança pública no Distrito Federal.
A medida não retira Ibaneis Rocha do cargo de governador, mas delega parte das funções de segurança, agora atribuídas ao interventor.
O Congresso Nacional tem 24h para analisar o decreto de intervenção do presidente da República, em uma sessão extraordinária, já que os deputados estão em recesso até o dia 1° de fevereiro.
Após votação no Congresso, os órgãos de segurança do DF ficam sob responsabilidade de Ricardo Cappelli, que passa a responder diretamente ao presidente durante o período de intervenção.
Saiba mais! CREATORS NA WEB 3.0: COMO GANHAR DINHEIRO E COMO ENTRAR NESSE MERCADO? INVESTIR EM INFLUENCIADORES!