Posse de Lula

Conheça os brasileiros que passaram a faixa presidencial para Lula

01 jan 2023, 19:19 - atualizado em 01 jan 2023, 19:19
Posse Lula
Lula subiu a rampa do Planalto acompanhado de representantes do povo brasileiro, que passaram a faixa para o presidente (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A posse do presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT) proporcionou um momento simbólico e histórico para o Brasil. O petista recebeu a faixa presidencial das mãos de pessoas que fazem parte de grupos sociais e que representaram o povo brasileiro. A entrega da faixa ficou a cargo de uma mulher preta.

Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto acompanhado de oito cidadãos brasileiros, que fazem parte de grupos sociais, e da cachorrinha Resistência, adotada pela primeira-dama Rosângela Lula da Silva (Janja) quando o petista estava preso em Curitiba (PR). Ela tem quatro anos e vai morar com o casal no Palácio da Alvorada.

Janja também subiu a rampa com o presidente empossado, assim como o vice-presidente Geraldo Alckmin e a vice-primeira-dama Lu Alckmin.

A faixa presidencial foi entregue pela sociedade civil porque o ex-presidente Jair Bolsonaro recusou-se a participar da cerimônia de posse e saiu do país, na semana passada, antes do fim de seu mandato. Bolsonaro está nos Estados Unidos e desde o fim do segundo turno das eleições não admite que Lula foi eleito pela maioria de votos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conheça as oito pessoas que passaram a faixa para Lula

Quem efetivamente entregou a faixa à Lula foi Aline Sousa. Ela tem 33 anos e é catadora desde os 14, sendo da terceira geração de trabalhadores na área. Mãe de sete filhos, Aline é presidente da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno (Centcoop-DF). Ela também é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores.

Também participaram Francisco, uma criança preta de 10 anos. O estudante é morador de Itaquera, bairro da zona leste de São Paulo, e atleta mirim de natação do Corinthians, seu time do coração. Campeão da modalidade, ele é filho de uma assistente social e de um advogado que atuam em causas sociais. Em 2019, Francisco esteve em Curitiba para desejar bom dia para Lula, enquanto ele estava preso.

Entre eles, estava uma figura muito conhecida, o Cacique Raoni Metuktire, de 90 anos. Ele é líder do povo Kayapó e reconhecido internacionalmente. Raoni lidera a luta que articula os povos indígenas em defesa dos direitos dos povos originários e da Amazônia.

Weslley Viesba Rodrigues Rocha tem 36 anos e é metalúrgico, assim como o presidente Lula. Profissional da metalurgia desde os 18 anos, Weslley trabalha na região do ABC paulista, é pai de dois filhos e é DJ em um grupo de rap chamado “Falange”

Milhões de profissionais da educação foram representados por Murilo de Quadros Jesus, de 28 anos. O professor de Curitiba é formado em Letras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e trabalhou em universidades na Colômbia e nos Estados Unidos.

No grupo, também havia outra mulher, a cozinheira Jucimara Fausto dos Santos. A paranaense mora em Maringá e dedica a vida à culinária. Enquanto Lula estava preso, Jucimara ficou cozinhando no acampamento de Curitiba por dez meses. Atualmente, a cozinheira trabalha na Associação dos Funcionários da Universidade Estadual do Maringá (UEM) e, sempre que pode, faz pães para doação.

O povo brasileiro também foi representado pelo influencer anticapacitista Ivan Baron. O potiguar foi diagnosticado com meningite viral aos 3 anos de idade e a doença provocou uma paralisia cerebral no jovem. Baron tornou-se referência na luta anticapacitista, sendo um dos embaixadores da causa da inclusão social de pessoas com deficiência.

Para completar o time, o artesão Flávio Pereira, de 50 anos, também subiu a rampa do Planalto e esteve na entrega da faixa presidencial. O paranaense, de Pinhalão, também esteve na “Vigília Lula Livre” e ajudou a equipe que estava no local com atividades do cotidiano durante os 580 dias que o presidente ficou preso.

Veja fotos dos oito brasileiros no link abaixo.