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Conheça os 3 fast-food com mais engajamento no Instagram, segundo Buzzmonitor

11 fev 2022, 13:17 - atualizado em 11 fev 2022, 13:17
Instagram
Starbucks, McDonald’s e Ragazzo são os fast-food com mais engajamento no Instagram, segundo estudo (Imagem: Unsplash/Gabrielle Henderson)

O Instagram se tornou uma das redes sociais que proporciona maior engajamento para as marcas, incluindo as de fast-food, que têm apostado em ações para interagir com o público e promover seus produtos e promoções.

O Brasil é um dos maiores consumidores de fast-food do mundo, atrás dos Estados Unidos, Japão e China.

De acordo com dados do EAE Business School, de 2014 a 2019 foi registrado um crescimento de 31% no ticket médio anual com fast-food, que foi de R$256 para R$347.

Dessa forma, os fast-food têm um grande público a ser atingido, e as ações no Instagram são um meio efetivo para isso.

Afinal, além do aumento de vendas e reconhecimento da marca, é uma forma de conhecer os consumidores, acompanhar seus comportamentos e manter um diálogo mais próximo e interativo, o que resulta em um engajamento contínuo e expressivo.

O Buzzmonitor realizou um estudo para identificar quais são as redes de fast-food com maior engajamento na rede social e quais são as principais ações que auxiliam nisso.

O cálculo da média de engajamento foi baseado na proporção de pessoas que interagiram com a página (seja através de curtidas, compartilhamentos e comentários) em relação à quantidade de seguidores, multiplicado por 1.000. Ou seja, quanto maior esse número, melhor a média de engajamento.

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1 – Starbucks

No topo da média de engajamento, está o Starbucks, rede de cafeteria que aposta na sazonalidade para lançar produtos de acordo com cada estação, além de edições especiais e lançamentos de novos itens, como copos e canecas.

Para manter o alto engajamento, o Starbucks Brasil utiliza o feed como uma grande vitrine para descobertas de novidades, benefícios e promoções.

Agora no verão, o direcionamento está nos drinks gelados, aproveitando a estação do ano para promover os Refreshers.

Starbucks aposta em edições especiais para atrair seu público (Imagem: Divulgação/Instagram)
Os produtos da própria marca também são um atrativo para o público (Imagem: Divulgação/Instagram)

2 – McDonald’s

O McDonald’s tem investido em grandes nomes em sua campanha, como as cantoras Ludmilla e Luísa Sonza, além do Big Brother Brasil, patrocinando esta edição.

No Instagram, o fast-food acumula 3,1M de seguidores, entretanto, o desafio é manter o engajamento enquanto esse número cresce. Afinal, mais do que números, é preciso interações.

Para conseguir isso, a estratégia tem sido a temática do BBB e memes com famosos, resultando em um aumento de 604% do seu engajamento após o post com o primeiro eliminado do BBB e memes com Luísa Sonza.

Campanhas com pessoas famosas são a aposta do McDonal’s para gerar engajamento (Imagem: Divulgação/Instagram)
Os memes são uma forma do McDonald’s promover interações no Instagram (Imagem: Divulgação/Instagram)

3 – Ragazzo

O Ragazzo mantém o seu engajamento principalmente com promoções das famosas coxinhas, com opções em dobro, além de posts que buscam despertar o desejo pelo consumo.

Com uma frequência alta de postagens, a rede mantém uma média de engajamento bastante representativa.

As promoções de coxinha do Ragazzo são a aposta da marca para gerar engajamento (Imagem: Divulgação/Instagram)

Ranking completo 

O ranking completo com as médias de engajamento foi realizado usando o Analytics Pro, com base no desempenho de 8 redes de fast-food que são destaque no Brasil: Starbucks, KFC, McDonald’s, Subway, Pizza Hut, Ragazzo, Burger King e China in Box.

As métricas foram levantadas entre 24 de janeiro e 07 de fevereiro.

  1. Starbucks;
  2. McDonald’s;
  3. Ragazzo;
  4. Burger King;
  5. KFC;
  6. China in Box;
  7. Pizza Hut;
  8. Subway.