Tecnologia

Conheça a Inteligência Artificial que enganou a internet com Papa Francisco trajado de “moda Faria Limer”

27 mar 2023, 13:19 - atualizado em 27 mar 2023, 15:47
Papa Francisco
Papa Francisco com casaco puffer viraliza na internet, mas foi criação de Inteligência Artificial (Imagem: Reprodução/Reddit)

Neste fim de semana, a imagem que circulou do Papa Francisco deu o que falar nas redes sociais. Isso porque mostrava o líder mundial da igreja católica trajando um casaco “puffer” branco —peça que chamou a atenção por estar no radar da moda.

Ainda, o estilo do casaco é conhecido como “moda Faria Limer” aqui no Brasil.

Diversas pessoas e até mesmo veículos de moda, como a Vogue Brasil, acreditaram na imagem, até que a verdade surgiu: se tratava da criação de uma Inteligência Artificial (IA).

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

A imagem gerou, inclusive, repercussão entre a comunidade católicas, com fiéis desaprovando o visual do Papa Francisco.

Inteligência Artificial por trás da imagem do Papa Francisco

A imagem do Papa Francisco com o casaco puffer não é real. Se trata de uma criação do artista Pablo Xavier, utilizando a Inteligência Artificial Midjourney.

A ferramenta cria imagens realistas a partir de textos, e já entrou na mira do Google. Segundo o jornal O Globo, a big tech anunciou estar investindo na IA.

Em 14 de março, o Google informou ter contratado diversas startups de inteligência artificial para seu serviço em nuvem Google Cloud. Dentre elas, o Midjourney e o AI21, startup israelense especializada em Modelo de Linguagem em Grande Escala (LLM), que é rival da OpenAI, dona ChatGPT.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar