Conheça a Inteligência Artificial que enganou a internet com Papa Francisco trajado de “moda Faria Limer”
Neste fim de semana, a imagem que circulou do Papa Francisco deu o que falar nas redes sociais. Isso porque mostrava o líder mundial da igreja católica trajando um casaco “puffer” branco —peça que chamou a atenção por estar no radar da moda.
Ainda, o estilo do casaco é conhecido como “moda Faria Limer” aqui no Brasil.
Diversas pessoas e até mesmo veículos de moda, como a Vogue Brasil, acreditaram na imagem, até que a verdade surgiu: se tratava da criação de uma Inteligência Artificial (IA).
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Papa Francisco divide opiniões entre cristãos após aparecer com look fashion.
O que acharam? pic.twitter.com/UH1fINgWlI— Pedro Machado ?? (@pedromachadobr) March 25, 2023
A imagem gerou, inclusive, repercussão entre a comunidade católicas, com fiéis desaprovando o visual do Papa Francisco.
Inteligência Artificial por trás da imagem do Papa Francisco
A imagem do Papa Francisco com o casaco puffer não é real. Se trata de uma criação do artista Pablo Xavier, utilizando a Inteligência Artificial Midjourney.
A ferramenta cria imagens realistas a partir de textos, e já entrou na mira do Google. Segundo o jornal O Globo, a big tech anunciou estar investindo na IA.
Em 14 de março, o Google informou ter contratado diversas startups de inteligência artificial para seu serviço em nuvem Google Cloud. Dentre elas, o Midjourney e o AI21, startup israelense especializada em Modelo de Linguagem em Grande Escala (LLM), que é rival da OpenAI, dona ChatGPT.