Congresso americano pede que Powell esclareça função do banco central em CBDCs
Em 28 de setembro, sete membros do Congresso americano enviaram uma carta a Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, perguntando sobre o papel do banco central dos Estados Unidos na regulamentação de criptomoedas.
A carta inclui quatro perguntas, mencionando a abordagem do Fed para a custódia de criptomoedas em bancos federais e seu papel no estabelecimento de padrões internacionais para uma moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês).
Em seguida, o documento questiona a coordenação do Fed com outros reguladores financeiros e uma data de lançamento para o artigo de discussão sobre a CBDC.
Em uma audiência perante o Comitê Bancário do Senado em julho, Powell disse: “Você não precisaria de stablecoins, de criptomoedas, se tivesse uma moeda digital dos EUA.”
Os autores da carta pareceram ter se ofendido com a afirmação de Powell, questionando-o: “Você acredita que uma CBDC tornaria esses aplicativos e as criptomoedas que os alimentam obsoletos?”
Hoje (30), a senadora Cynthia Lummis foi ao plenário do Senado para expor uma visão para os CBDCs antes do tão esperado relatório do Fed sobre o assunto.