Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Confira os 7 benefícios que a mentoria pode trazer para sua startup

Renan Dantas - 16/07/2019 - 19:43
Qualquer erro estratégico nessa fase pode levar o empreendimento ao fracasso, afirma Denis Gonçalves (Imagem: Pxhere)

Começar um novo negócio é um grande desafio, principalmente para aqueles que estão montando uma empresa pela primeira vez. É necessário ter atenção com a estrutura do projeto e conhecer a fundo os detalhes da gestão. Qualquer erro estratégico nessa fase pode levar o empreendimento ao fracasso.

Pensando nisso, um conselheiro ou mentor pode ser uma boa opção para driblar a falta de experiência. “Para um empreendedor que está começando ou precisa potencializar sua startup, um mentor é figura indispensável. Geralmente, mentores trabalham com alguma metodologia de ensino e são habilitados para aplicá-la, tendo um histórico de sucesso para comprovar sua eficácia”, afirma o CEO e fundador da Next Si, Denis Gonçalves.

Gonçalves também preparou uma lista com sete vantagens de um mentor para a sua empresa. Confira:

1 – Retenção de conhecimento

A mentoria não é o mesmo que consultoria. A diferença entre ambas está justamente na retenção de conhecimento. Em uma consultoria, a empresa recebe um consultor que avalia o negócio e posteriormente entrega um relatório pronto com tudo o que deve ser feito; já na mentoria, o mentor transfere seus conhecimentos para a equipe, a fim de que ela mesma seja responsável pelas mudanças na startup.

Continua depois da publicidade

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

2 – Aumento da rede de contatos

Por ter um vasto histórico de sucesso, ter um mentor significa aumentar a rede de contatos da startup, ou seja, ampliar o networking. Dessa forma, a empresa consegue encurtar caminhos e formar parcerias ou conseguir investidores de uma forma mais rápida e direta.

3 – Redução de custos com treinamento

Para uma startup que ainda está buscando seu espaço no mercado, ter uma redução de custos é importante. Neste caso, a mentoria possibilita uma redução nos gastos com treinamento, já que o próprio mentor é responsável por transmitir conhecimento para a equipe e treiná-la para enfrentar diversas situações.

4 – Aumento da produtividade

Atualmente, aumento de produtividade resulta em vantagem competitiva, visto que nem toda empresa consegue manter seus colaboradores no mais alto nível de produção. Com uma mentoria, ao alcançar a retenção de conhecimento, a ampliação do networking e a redução de custos, o empreendedor já tem a possibilidade de obter um aumento na produtividade de sua equipe.

Continua depois da publicidade

5 – Auxílio na concretização da ideia

É comum que, ao iniciar o projeto de uma startup, surjam muitas ideias e caminhos que não estão necessariamente organizados ou viáveis de colocar em prática. Para isso, a mentoria é de uma ajuda importante, já que o mentor age para tornar as ideias mais produtivas e possíveis de serem aplicadas. Dessa forma, é possível obter uma melhor concretização das ideias e viabilização do negócio.

6 – Ampliação da visão de negócios

Na ânsia de obter resultados positivos e alcance de metas rápidos, algumas startups podem focar apenas nos processos internos e esquecer um fator importante: o mercado externo. O ambiente externo é considerado uma das forças de um negócio e não pode ser esquecido ou deixado de lado. Um mentor, nesta situação, ajuda na ampliação da visão de negócios e expande os horizontes do empreendimento, abrindo as portas da startup para novas oportunidades.

7 – Melhoria do ambiente corporativo

Por fim, uma mentoria é capaz de melhorar o ambiente corporativo, pois fortalece e potencializa a capacidade de liderança do empreendedor e aplica técnicas que ajudam no aprimoramento das habilidades da equipe. Com isso, o mentor aumenta a autoconfiança de todos, melhorando o ambiente interno da startup.

Última atualização por Diana Cheng - 16/07/2019 - 19:43