CryptoTimes

Confira o desempenho do mercado cripto ao longo desta semana

25 jun 2021, 15:18 - atualizado em 25 jun 2021, 15:18
Confira, em artigo por Roberto Talamas, da Messari, como foi o desempenho dos setores da indústria cripto esta semana (Imagem: Pixabay/amhnasim)

Acontecimentos recentes:

1. No último dia 16, a NEAR Foundation apresentou uma proposta para criar uma organização autônoma descentralizada (DAO) para gerenciar o Tesouro do Ecossistema.

2. A equipe Harmony atualizou as notas de lançamento de sua versão 4.1.8 para seu cliente da rede principal.

3. Aprovada a proposta da segunda versão do Mirror.

4. A atual proposta Granada terminou sua Fase de Exploração nessa quarta-feira (23).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Panorama de desempenho dos setores

Esta semana foi bem pesada nos mercados cripto. Segundo a coleta de dados sobre setores da Messari, todos terminaram a semana com grandes perdas.

O setor menos afetado foi o de Moedas, que terminou a semana com uma queda de 12% graças à resiliência do bitcoin (BTC) no contínuo declínio de mercado, resultante da decisão de investidores em diminuir a curva de risco para ativos menos voláteis.

Setores com alto beta, como o de Corretoras Descentralizadas (DEX) e de Finanças Descentralizadas (DeFi), foram os que mais sofreram esta semana. O setor DeFi foi afetado pelo desempenho semanal do UNI (-20,9%), AAVE (-30,16%) e MKR (-24,15%).

De forma parecida, o setor DEX foi derrubado pela Uniswap, PancakeSwap (-15,93%), THORChain (-30,52%) e SushiSwap (-17,99%).

Panorama de desempenho dos setores (Imagem: Messari)

Metodologia de portfólios de setores

As alocações de portfólio do setor são as seguintes, usando dados de capitalização de mercado dessa quinta-feira (24).

Abordagem de portfólios de setores ponderados pela capitalização de mercado (Imagem: Messari)

Detalhes sobre os setores

O desempenho durante a semana foi brutal nos mercados de criptomoedas. A enorme repressão da China sobre a mineração de bitcoin foi a principal catálise para a queda desta semana.

Na segunda-feira (21), a China exigiu que diversos grandes bancos e empresas de pagamentos apresentassem medidas mais rigorosas à negociação de criptomoedas.

Instituições não poderiam fornecer produtos ou serviços que incluam negociação, compensação ou liquidação de transações com criptomoedas, o que, consequentemente, resultou em um amplo sentimento pessimista pelo mercado cripto.

Assim, todos os setores passaram por grandes perdas na semana em que o bitcoin caiu abaixo dos US$ 30 mil pela primeira vez em mais de cinco meses.

O choque de mercado foi mais drástico para tokens mais arriscados (principalmente nos setores DeFi, DEX e Web 3). Quedas entre tokens de alto beta variaram entre 20% e 30% nos últimos sete dias.

Assim como o desempenho do setor, o portfólio de Moedas sofreu menos perdas durante a semana.

A alocação relativamente alta do portfólio em Bitcoin, que terminou a semana com uma queda de apenas 10%, foi o motivo pelo alto desempenho do portfólio de Moedas em relação a outros portfólios do setor que, possivelmente, sinalizam o apetite de risco que sumiu.

A rotação de um ambiente arriscado para um ambiente seguro pode ser observada melhor pela recente queda na dominância do bitcoin. Desde o auge do mercado em maio, a dominância da criptomoeda aumentou aproximadamente 10% conforme investidores migraram para ativos com baixa volatilidade.

Dominância da capitalização de mercado do bitcoin (Imagem: Messari)

Seguindo o mesmo padrão da última semana, os portfólios de DEXs e DeFi sofreram bastantes perdas e terminaram a semana com um rendimento de -23%. Em ambos o casos, Uniswap foi o principal direcionar de desempenho dada sua alta alocação nos portfólios.

Rendimentos cumulativos – desempenho de setores (Imagem: Messari)

Nas duas últimas semanas, a volatilidade, definida como o desvio-padrão dos rendimentos diários, voltou aos níveis normais após ter passado por um aumento devido à turbulência de mercado em maio.

Porém, a volatilidade de portfólio está novamente começando a subir conforme a incerteza sobre as condições de mercado continua aumentando.

Assim como na semana passada, os portfólios DEX, DeFi e Web 3 passaram pelo maior aumento na volatilidade durante a semana, saindo entre 5% e 6% para 10% a 11% num intervalo de três dias.

Os portfólios que mais têm bitcoin (Ativos Principais e Moedas) só viram um salto de 2% ao longo do mesmo período de tempo.

Volatilidade móvel de 30 dias – volatilidade de setores (Imagem: Messari)

Em termos de correlação com o bitcoin, os setores de portfólios continuam passando por uma queda semanal. Esse comportamento se dá pelo baixo desempenho do bitcoin em relação ao mercado cripto como um todo.

Correlação contínua de 30 dias com o Bitcoin (Imagem: Messari)

De forma similar, a correlação com a Ethereum (ETH) também passou por uma leve queda esta semana, mas não tão notável quanto a do Bitcoin.

É importante mencionar que o portfólio Moedas (que possui uma alocação de 88% de bitcoin) teve a maior queda conforme a correlação entre a Ethereum e o Bitcoin diminui. 

Correlação contínua de 30 dias com a Ethereum (Imagem: Messari)
messari@moneytimes.com.br