Confira as previsões desta semana para o mercado cripto
A curto prazo, muitos participantes optaram por comprar posições em dinheiro conforme esperam para ver o que o mercado fará em seguida.
Foi outra semana difícil para os mercados cripto porque o receio sobre o impacto do coronavírus continua a assolar os mercados financeiros globais.
O preço do maior ativo do mercado cripto, o bitcoin (BTC), caiu cerca de 13%.
Em seguida, ether (ETH) e ripple (XRP) caíram cerca de 20% e 19%, respectivamente, de acordo com a tabela de capitalização de mercado da Brave New Coin.
Os investidores otimistas (“bulls”) estão sendo obrigados a ver os ganhos de um forte início de ano — e o ímpeto de preço positivo associado — serem devorados por um “cisne negro” imprevisível.
A capitalização de mercado total para criptoativos caiu cerca de 16%, uma perda de US$ 25 bilhões em valor.
Mesmo assim, as perdas de criptoativos foram minimizadas pelas perdas dos mercados tradicionais. O índice S&P 500 teve sua pior semana desde a Crise Financeira Global de 2008, caindo cerca de 11%.
O restante do mundo também foi afetado: o índice DAX da Alemanha caiu 12%; o Nikkei 225 do Japão caiu 11%; e o KOPSI da Coreia do Sul caiu 5%.
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, emitiu uma declaração reafirmando as suspeitas de mercado de que o órgão irá usar estímulos externos e ferramentas de política monetária para “atuar adequadamente para apoiar a economia”.
Ao afirmar que “os aspectos fundamentais da economia dos EUA continuam fortes”, Powell também disse que “o coronavírus apresenta diversos riscos à atividade econômica”.
A opção de reduzir as taxas de juros parece inevitável para o Fed.
Participantes de mercado, como Scott Minerd, diretor de investimentos da Guggenheim Investments, sugeriu que, embora os requisitos de financiamento a curto prazo para Wall Street e o mercado de financiamento interbancário são controláveis, essa posição pode piorar facilmente caso o pânico dos investidores continue.
Minerd acredita que o Fed também deve encorajar os bancos a continuarem financiando mercados de acordos de recompra (“repo”, em inglês), apesar do medo do coronavírus, e também tomar vantagem da janela de desconto.
Minerd afirma que é possível que haja uma recessão e que as bolsas de valores americanas poderiam sofrer uma queda de 20 a 30%.
Atualmente, otimistas, tanto do mercado cripto como do mercado tradicional, esperam que o “medo e pânico” causados pelo coronavírus diminuam. O índice dólar (DXY) e o dinheiro em espécie foram os ativos mais utilizados recentemente conforme os mercados observaram uma busca por liquidez.
O que vem por aí esta semana?
2 de março: Entrevista com ChangeNow e Callisto Network
A entrevista (AMA ou “Ask me Anything”, em inglês) com desenvolvedores principais da Ethereum Classic/Ethereum Commonwealth é o evento mais votado e aprovado na CoinMarketCal, com 100% de confiança, 340 votos e 584 visualizações de página desde que foi publicado no dia 27 de fevereiro.
Our friends from #CallistoNetwork @Yograterol, CEO & Main Dev, @Dexaran, CRO, and @CallistoSupport will be with us for #AMA next Monday!
Join us on 2nd March at 2PM UTC: https://t.co/YRtb3Auq3Y. Any of your questions about $CLO, #crypto, #Callisto, and more are very welcome! pic.twitter.com/jtjYAgcAOY
— ChangeNOW (@ChangeNOW_io) February 26, 2020
Contribuições positivas de desenvolvedores como o desenvolvimento da rede interna da Callisto e da plataforma da corretora ChangeNow acrescenta ao valor fundamental da moeda Ethereum Classic (ETC).
O preço do ETC caiu em 20% na semana passada durante o pessimismo do mercado causado pelo coronavírus.
Foi uma semana bem difícil para os top 10 ativos de grande capitalização na tabela da Brave New Coin, com números vermelhos em toda a tabela. A maior porcentagem de queda da semana passada foi tezos (XTZ).
O ativo tem sido um dos maiores ativos em 2020, então não é tão surpreendente ver um declínio conforme os investidores que estão “no verde” ganham lucros por conta de posições compradas bem-sucedidas.
O preço do bitcoin caiu durante a semana conforme investidores combatiam a forte pressão de venda que atingiu bastante os mercados na última quarta-feira, 26.
Nos últimos dias, alguns dos conteúdos mais populares de análise técnica no “Twitter Cripto” consideraram a queda mais recente do bitcoin como uma possível oportunidade de compra.