Confira as cinco melhores mensagens escondidas no blockchain Bitcoin
O blockchain Bitcoin não apenas registra transações; também é repleto de “grafites digitais”, relembra o Decrypt.
Esteganografia é a arte de esconder uma mensagem dentro de outra. Assim, mineradores e usuários incluem informações externas no blockchain Bitcoin desde que o primeiro bloco foi minerado em 2009.
Existem manchetes de jornais, obscenidades, arte, música e filmes, bem como obituários, certidões de casamento e de nascimento escondidos em blocos.
Esse abuso criativo pode fornecer percepções culturais exclusivas. Mesmo se o bitcoin “morresse”, centenas de milhares de cópias do blockchain permaneceriam. Essas mensagens ocultas são imortalizadas por projetos como Doomsday Blockchain e Messages from the Mines.
1) A manchete do The Times no bloco gênese do Bitcoin
A mensagem mais famosa do blockchain Bitcoin está na “coinbase” — a parte do bloco que é preenchida pelo minerador — do primeiro bloco.
Satoshi Nakamoto, o anônimo criador do protocolo, inseriu: “The Times, 3 de janeiro de 2009, ‘Chanceler à beira do segundo resgate aos bancos’”, referindo-se ao resgate bancário à beira da Crise Financeira Global de 2008.
Assim, Nakamoto chamou a atenção para sua nova moeda ponto a ponto que ele gostaria que substituísse um sistema monetário imperfeito.
O halving de 2020 e uma mensagem
(quase) secreta para a posteridade
2) A mensagem do halving de 2020 do Bitcoin
The final Bitcoin block with a subsidy of 12.5 BTC was mined by @f2pool_official and contained the following message in its coinbase transaction:
🐟NYTimes 09/Apr/2020 With $2.3T Injection, Fed's Plan Far Exceeds 2008 Rescuehttps://t.co/9dtTrC8YH6
— Jameson Lopp (@lopp) May 11, 2020
A cada quatro anos, acontece o processo de “halving”, uma drástica redução pela metade nas recompensas por bloco.
É um evento marcante, em que muitos fazem contagem regressiva para o acontecimento.
No halving mais recente, em 11 de maio de 2020, no penúltimo bloco, na altura 629,999, o pool de mineração F2Pool decidiu prestar uma homenagem à origem do bitcoin e imortalizar a nova crise financeira.
A manchete incluída foi do New York Times, do dia 9 de abril de 2020: “Com uma injeção de US$ 2,3 trilhões, o plano do Fed é muito superior ao Resgate de 2008”.
3) Julian Assange: “Estamos bem”
Em 2016, havia rumores de que Julian Assange, fundador da plataforma Wikileaks, havia falecido, em diversos fóruns na internet. Usando diversos endereços de blockchain pertencentes à organização, Wikileaks publicou a seguinte mensagem:
“1Estamos
1Bem
1Post
18chan
1falso”.
Também houve outro momento em que o Wikileaks enviou uma mensagem ao criador do Bitcoin: “Liberdade de expressão e livre iniciativa! Obrigado, Satoshi!”.
4) Tributo a Len Sassaman
Os programadores Dan Kaminsky e Travis Goodspeed fizeram um tributo ao criptógrafo Len Sassaman no blockchain Bitcoin após seu falecimento.
“Dedicamos esta gracinha a Len, que acharia isso extremamente engraçado”, escreveram ambos em julho de 2011.
Arte com caracteres é um “easter egg” muito popular. Um outro exemplo é este Papai Noel publicado em 19 de dezembro de 2014 por H. Classen.
5) Uma mensagem bíblica para se proteger contra “a Marca da Besta”
This message was embedded in the 666,666th block of #Bitcoin pic.twitter.com/HpnPWrCjyW
— Documenting ₿itcoin 📄 (@DocumentingBTC) January 19, 2021
Quando o bloco 666.666 foi minerado em janeiro de 2020, um minerador ou usuário decidiu pedir por proteção extra e incluiu o seguinte versículo bíblico na coinbase:
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem (Romanos 12:21).
O número 666.666, a chamada “Marca da Besta” faz referência ao Diabo ou ao Anticristo. Decrypt explica:
A mensagem deixada no bloco, segundo o guia de significados bíblicos Bibref, pode significar viver para o bem dos outros, ser honesto consigo mesmo e superar o mal com o bem — uma referência ao ethos principal do Bitcoin: um sistema monetário justo e inclusivo para todos.