AgroTimes

Confira a carteira de ações de alimentos e bebidas do Santander para 2023

15 dez 2022, 15:40 - atualizado em 15 dez 2022, 15:40
carteira melhores ações setembro nilson
A principal mudança é a recomendação das ações da BRF, que foi rebaixada para ‘neutra’ (Imagem: Adobe Stock)

O Santander fez alguns ajustes na sua carteira de investimentos de ações do segmento de alimentos e bebidas para 2023.

A principal mudança é a recomendação da BRF (BRFS3), que foi rebaixada para ‘neutra’ pelo banco, que aguarda maiores detalhes sobre seu plano estratégico e redução dos preços de grãos.

Os papéis da Ambev (ABEV3) seguem com recomendação de compra pelo Santander, que espera que a empresa reporte ROIC (Retorno de Capital Investido) mais elevado e possíveis recompras de ações pela companhia em 2023.

Rodrigo Almeida e Laura Hirata, analistas que assinam o relatório, ressaltam que esperam que os investidores continuem focados no potencial de expansão de margem da Minerva (BEEF3) em 2023, enquanto monitoram de perto as ações de alimentos básicos, como M. Dias Branco (MDIA3) e Camil (CAML3).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pontos de atenção

Os analistas têm uma visão otimista para o setor no próximo ano, mas avaliam que o principal risco pode vir da combinação de dois fatores: taxas de juros em queda e crescimento econômico acelerado.

“Quando isso ocorrer, os investidores provavelmente poderão ficar mais pessimistas com as ações de alimentos básicos e buscar alternativas que sejam mais sensíveis aos ciclos econômicos”, explicam.

Apesar disso, eles não vislumbram esse cenário para os próximos seis meses, no mínimo, e acreditam que seja uma discussão para 2024 em adiante.

Confira as ações recomendadas:

Empresa Ticker Recomendação
Ambev ABEV3 Compra
Arcos Dourados ARCO Compra
BRF BRFS3 Compra
Camil CAML3 Compra
JBS JBSS3 Neutro
Marfrig MRFG3 Neutro
M. Dias Branco MDIA3 Compra
Minerva BEEF3 Compra
Zamp ZAMP3 Compra

LEI DE RESPONSABILIDADE DAS ESTATAIS: NO DEBATE POLÍTICO DAS ELEIÇÕES 2022

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
iasmin.paiva@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.