BusinessTimes

Confiança na indústria sobe 0,8 ponto em agosto, diz FGV

29 ago 2022, 8:45 - atualizado em 29 ago 2022, 8:45
Indústria Serviços
Dados indicam que a indústria mantém um bom nível de atividade no terceiro trimestre (Imagem: Pixabay/wqh364330634)

O Índice de Confiança na Indústria (ICI) subiu 0,8 ponto em agosto, para 100,3 pontos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), divulgados nesta segunda-feira (29). 

Em médias trimestrais o índice também avançou 0,2 ponto. Para Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE, os dados indicam que a indústria mantém um bom nível de atividade no terceiro trimestre.

“A melhora do ambiente de negócios no mês foi possivelmente influenciada pela descompressão de custos com a queda de preços de combustíveis e energia”, estima o especialista.

Houve alta da confiança em 9 dos 19 segmentos da indústria monitorados pela Sondagem no último mês. O Índice Situação Atual (ISA) avançou 1,4 ponto, para 102,8 pontos e o Índice de Expectativas (IE) subiu 0,3 pontos para 97,9 pontos.

Entre os quesitos que integram o ISA, o melhor desempenho ocorreu no indicador que mede o nível dos estoques  recuou 2,9 pontos em agosto, para 96,7 pontos, na região neutra, em que os estoques estariam equilibrados.

Já os indicadores que medem a percepção dos empresários em relação à situação atual dos negócios e o grau de satisfação das empresas com o nível de demanda subiram 0,6 e 0,4 ponto, para 101,7 e 103,2 pontos, respectivamente.

Entre as expectativas, o indicador de tendência dos negócios para os seis meses seguintes foi o que mais influenciou na alta do IE em agosto, ao subir 3,0 pontos, para 96,9 pontos.

Enquanto o indicador de expectativas de emprego nos três meses seguintes caminhou no sentido positivo pelo quinto mês consecutivo e subiu 0,7 ponto, para 104,6 pontos. O melhor resultado para o indicador de emprego desde outubro de 2021.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria se manteve estável ao variar -0,1 ponto percentual em agosto, para 82,2%.

Um indicador está abaixo de 100 pontos, sinaliza que a indústria está operando com estoques insuficientes (ou abaixo da normalidade).

🤳Siga o Money Times no Instagram!🤳

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Saiba mais! O QUE ESPERAR DO BITCOIN PÓS ATA DO FED?

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
iasmin.paiva@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.