BusinessTimes

Confiança na Indústria cai 1,7 ponto em julho e interrompe sequência de altas

27 jul 2022, 8:41 - atualizado em 27 jul 2022, 8:41
Indústria Carro Elétrico
O mês ainda contou com a queda da confiança em 11 dos 19 segmentos da indústria monitorados (Imagem: Shutterstock/Nataliya Hora)

O Índice de Confiança na Indústria (ICI) caiu 1,7 ponto no mês de julho e interrompeu uma sequência de três meses de alta. O indicador fechou o mês a 99,5 pontos, segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE).

Para Stéfano Pacini, economista da FGV, o dado foi influenciado pela moderação do otimismo empresarial quanto à evolução dos negócios ao longo do segundo semestre.

“As expectativas menos favoráveis parecem decorrer da perspectiva de manutenção de níveis elevados de inflação e de juros até o final do ano, além do aumento da incerteza política durante o período eleitoral”, avalia Pacini.

O mês ainda contou com a queda da confiança em 11 dos 19 segmentos da indústria monitorados. O Índice Situação Atual (ISA) recuou 0,9 ponto, para 101,4 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) caiu 2,6 pontos para 97,6 pontos.

Entre as expectativas, o indicador que mede o otimismo com a evolução da produção física nos três meses seguintes foi o que mais influenciou na queda do indicador da indústria em julho, ao recuar 7,8 pontos, para 95,1 pontos.

Já o indicador de expectativas de emprego nos três meses seguintes caminhou no sentido contrário e subiu 1,3 ponto, para 103,9 pontos, na sua quarta alta consecutiva, e o melhor resultado de emprego desde outubro de 2021.

De acordo com a FGV, o nível de utilização da capacidade instalada aumentou 0,9 ponto percentual em julho, para 82,3%, o maior nível desde março de 2014.

🏆Money Times é Top 9 em Investimentos!🏆

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

Saiba mais! TEMPO DE RESULTADOS! MOMENTO DE GANHAR DINHEIRO? VALE INVESTIR? MELHOR AÇÃO?

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
iasmin.paiva@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.