Confiança empresarial alemã piora com gargalos de oferta e onda de Covid-19
A confiança empresarial alemã se deteriorou pelo quinto mês seguido em novembro, uma vez que os gargalos de oferta na indústria e um salto nas infecções por coronavírus pioraram as perspectivas de crescimento econômico, mostrou uma pesquisa nesta quarta-feira.
O instituto Ifo informou que seu índice de clima de negócios caiu a 96,5, de 97,7 em outubro. Pesquisa da Reuters com analistas apontava para uma leitura de 96,6 em novembro.
“Gargalos de oferta e a quarta onda do coronavírus estão desafiando as empresas alemãs”, disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest.
Os executivos estavam menos satisfeitos com a situação atual de seus negócios e suas expectativas para os próximos seis meses eram mais pessimistas, mostrou a pesquisa.
Apesar de encomendas recordes, as montadoras e outras indústrias alemãs estão sendo forçadas a reduzir a produção devido a uma falta de matéria-prima e bens intermediários, como microchips.
O economista do Ifo Klaus Wohlrabe afirmou que a economia deve estagnar no quarto trimestre, já que os gargalos de oferta não mostram sinais de diminuição.