Internacional

Confiança do investidor alemão fica positiva pela 1ª vez desde guerra na Ucrânia, mostra ZEW

17 jan 2023, 10:42 - atualizado em 17 jan 2023, 10:42
Confiança do investidor
O índice de confiança econômica do instituto subiu para 16,9, de -23,3 em dezembro (Imagem: Unsplash/Kevin Woblick)

A confiança do investidor alemão atingiu território positivo em janeiro pela primeira vez desde o início da guerra na Ucrânia, já que os sinais apontam para uma recessão mais branda nos meses de inverno (no hemisfério norte) do que o inicialmente previsto, disse o instituto de pesquisa econômica ZEW nesta terça-feira.

O índice de confiança econômica do instituto subiu para 16,9, de -23,3 em dezembro, superando as expectativas de analistas consultados pela Reuters de uma leitura de -15,0.

“Pela primeira vez desde fevereiro de 2022, mês em que começou a guerra na Ucrânia, o indicador aponta para uma melhora perceptível na situação econômica nos próximos seis meses”, disse o presidente do ZEW, Achim Wambach.

Wambach disse que uma situação mais favorável nos mercados de energia e as medidas de alívio do governo alemão, em particular, contribuíram para o salto de 40,2 pontos do índice em janeiro.

A perspectiva de redução da inflação elevou as expectativas para os setores relacionados ao consumo, enquanto o abandono das restrições contra a Covid-19 na China melhorou o cenário para os setores orientados para a exportação e intensivos em energia, acrescentou.

A inflação alemã diminuiu ainda mais em dezembro, com os preços ao consumidor subindo 9,6% na base anual em termos harmonizados, disse o escritório federal de estatísticas, após uma taxa de inflação anual harmonizada de 11,3% em novembro e 11,6% em outubro.

O indicador que mede as condições atuais se recuperou ligeiramente em janeiro, subindo para -58,6, de -61,4.

O escritório federal de estatísticas disse na semana passada que a economia da Alemanha deve ter estagnado no quarto trimestre do ano passado e crescido 1,9% no ano, sugerindo que a maior economia da Europa pode escapar de uma recessão durante o inverno.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar