Internacional

Confiança do investidor alemão cai com temores sobre recessão gerada por inflação

16 ago 2022, 9:04 - atualizado em 16 ago 2022, 9:04
Rio Main, em Frankfurt
A economia alemã estagnou no segundo trimestre, com a guerra na Ucrânia (Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

A confiança dos investidores alemães teve leve queda em agosto devido a preocupações de que o aumento do custo de vida atingirá o consumo privado, sugerindo que a maior economia da Europa está entrando em recessão.

O instituto de pesquisa econômica ZEW disse nesta terça-feira que seu índice de confiança econômica caiu para -55,3 pontos, ante -53,8 em julho. Pesquisa da Reuters apontava para uma leitura de -53,8.

“As taxas de inflação ainda altas e os custos adicionais esperados para aquecimento e energia levam a uma diminuição nas expectativas de lucro para o setor de consumo privado”, disse Michael Schroeder, pesquisador do ZEW, em comunicado.

“Em contrapartida, as expectativas para o setor financeiro estão melhorando devido ao suposto aumento adicional das taxas de juros de curto prazo”, acrescentou.

A economia alemã estagnou no segundo trimestre, com a guerra na Ucrânia, a alta dos preços da energia, a pandemia e as interrupções no fornecimento levando-a à beira de uma recessão. A inflação está em 8,5%.

Entre para o grupo do Money Times no Telegram!

Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundoEntre agora para o nosso grupo no Telegram!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar