Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Confiança do empresário industrial está 10 pontos acima da média histórica, diz CNI

Diana Cheng - 20/02/2019 - 17:20
(Pixabay)

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de fevereiro está 0,2 ponto percentual abaixo em relação a janeiro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (20) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Apesar da queda, o indicador ainda está a 10,1 pontos acima a média história de 54,4 pontos.

“As expectativas estão em níveis compatíveis com os patamares anteriores à crise”, afirma Flávio Castelo Branco, gerente-executivo de Política Econômica da entidade. “O ICEI alto mostra que os empresários estão com confiança suficiente para tomar decisões mais permanentes sobre investimentos, contratações e novos projetos”.

O que comprar agora no Tesouro Direto?

Continua depois da publicidade

Clique aqui e descubra o segredo usado por Warren Buffett para levantar seu primeiro bilhão

A pesquisa também revelou que os empresários se encontram mais otimistas em relação às condições atuais dos negócios e da economia. O índice subiu 1,5 ponto percentual em fevereiro frente ao mês anterior. Com isso, o indicador bateu os 55,6 pontos, o maior nível desde dezembro de 2010.

O indicador de expectativas atingiu 69 pontos percentuais, uma queda de 0,9 ponto em relação a janeiro. Ainda assim, o resultado revela que os empresários continuam otimistas quanto ao desempenho das empresas e do cenário econômico para os próximos seis meses.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Regiões

O ICEI apresentou maior nível nas grandes empresas, alcançando 65,2 pontos percentuais. Nas médias e pequenas empresas, os indicadores ficaram em, respectivamente, 64,2 pontos e 63,3 pontos.

Os empresários da região Sul foram os que se apresentaram mais otimistas, tendo o indicador nos 66,6 pontos. No Nordeste, a confiança ficou em 62,7 pontos, enquanto Norte, Sudeste e Centro-Oeste marcaram, respectivamente, 64,5, 64,3 e 63,8 pontos.

Última atualização por Gustavo Kahil - 20/02/2019 - 17:20